dc.contributor.advisor | Souza, Rosangela Segala de | |
dc.creator | Diniz, Sara Breitenbach | |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T15:02:01Z | |
dc.date.available | 2020-02-07T15:02:01Z | |
dc.date.issued | 2017-08-04 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19518 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This article is based on an investigation about the influence of using smartphone and WhastApp in the
process of construction of English Language knowledge and it involves a group of students, older than
eighteen years old, from Technical Course of Administration from Instituto Estadual de Educação
Cardeal Pacelli, a public school of Três de Maio, a town from Rio Grande do Sul. With this study it was
aimed to evaluate collective relations of learning and in what way technology can help efficiently to the
learning of English Language. The bibliographic research was used to base the theoretical knowledge
about the studied area. The methodology applied is action research with qualitative and quantitative
approach, that aims to understand the behavior of participants. To collect data was done the direct
observation during the classes and it was made interviews with objective questions. An experiment
was done in the classroom, with English Language activities developed during the study, which were
posted in a WhatsApp group in which students and teacher participate. It allowed to recognize the
positive contribution of Information and Communication Technology (ICT) in learning and interaction
among participants and see the digital tech resources as ways to reconstruct pedagogical scenario,
increase educational opportunities and modify the paradigms of knowledge construction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | English language | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.subject | ICT (Technologies of Information and Communication) | eng |
dc.title | Aprendizagem da língua inglesa mediada pelo smartphone | por |
dc.title.alternative | English learning through the smartphone | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como base uma investigação em torno da influência do uso da ferramenta
smartphone e do aplicativo WhatsApp no processo de construção do conhecimento da língua inglesa
e envolve um grupo de estudantes, maiores de idade, do Curso Técnico em Administração do
Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, escola pública do município de Três de Maio, interior
do estado do Rio Grande do Sul. Com este estudo busca-se avaliar as relações coletivas de
aprendizagem e em que medida ferramentas de tecnologia são instrumentos de apoio eficazes para o
aprendizado da língua inglesa. A pesquisa bibliográfica é utilizada com o objetivo de fundamentar o
conhecimento teórico a respeito da área estudada. A metodologia aplicada é a pesquisa-ação com
abordagem qualitativa e quantitativa, que visa compreender o comportamento dos participantes na
pesquisa. Para a coleta de dados parte-se da observação direta dos participantes durante o decorrer
das aulas, sendo ainda realizadas entrevistas com questões objetivas. Um experimento é realizado
em sala de aula, com atividades em língua inglesa desenvolvidas durante o estudo, que são
postadas no grupo de WhatsApp, em que estudantes e professora participam. Isto confirma a
contribuição positiva da TIC no aprendizado e na interação entre os participantes e permite
reconhecer recursos tecnológicos digitais como ferramentas que redimensionam o cenário
pedagógico, ampliam as oportunidades educacionais e alteram os paradigmas da construção do
conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |