Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Rosangela Segala de
dc.creatorDiniz, Sara Breitenbach
dc.date.accessioned2020-02-07T15:02:01Z
dc.date.available2020-02-07T15:02:01Z
dc.date.issued2017-08-04
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19518
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article is based on an investigation about the influence of using smartphone and WhastApp in the process of construction of English Language knowledge and it involves a group of students, older than eighteen years old, from Technical Course of Administration from Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, a public school of Três de Maio, a town from Rio Grande do Sul. With this study it was aimed to evaluate collective relations of learning and in what way technology can help efficiently to the learning of English Language. The bibliographic research was used to base the theoretical knowledge about the studied area. The methodology applied is action research with qualitative and quantitative approach, that aims to understand the behavior of participants. To collect data was done the direct observation during the classes and it was made interviews with objective questions. An experiment was done in the classroom, with English Language activities developed during the study, which were posted in a WhatsApp group in which students and teacher participate. It allowed to recognize the positive contribution of Information and Communication Technology (ICT) in learning and interaction among participants and see the digital tech resources as ways to reconstruct pedagogical scenario, increase educational opportunities and modify the paradigms of knowledge construction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.titleAprendizagem da língua inglesa mediada pelo smartphonepor
dc.title.alternativeEnglish learning through the smartphoneeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem como base uma investigação em torno da influência do uso da ferramenta smartphone e do aplicativo WhatsApp no processo de construção do conhecimento da língua inglesa e envolve um grupo de estudantes, maiores de idade, do Curso Técnico em Administração do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, escola pública do município de Três de Maio, interior do estado do Rio Grande do Sul. Com este estudo busca-se avaliar as relações coletivas de aprendizagem e em que medida ferramentas de tecnologia são instrumentos de apoio eficazes para o aprendizado da língua inglesa. A pesquisa bibliográfica é utilizada com o objetivo de fundamentar o conhecimento teórico a respeito da área estudada. A metodologia aplicada é a pesquisa-ação com abordagem qualitativa e quantitativa, que visa compreender o comportamento dos participantes na pesquisa. Para a coleta de dados parte-se da observação direta dos participantes durante o decorrer das aulas, sendo ainda realizadas entrevistas com questões objetivas. Um experimento é realizado em sala de aula, com atividades em língua inglesa desenvolvidas durante o estudo, que são postadas no grupo de WhatsApp, em que estudantes e professora participam. Isto confirma a contribuição positiva da TIC no aprendizado e na interação entre os participantes e permite reconhecer recursos tecnológicos digitais como ferramentas que redimensionam o cenário pedagógico, ampliam as oportunidades educacionais e alteram os paradigmas da construção do conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto