dc.contributor.advisor | Cordenonzi, Walkiria Helena | |
dc.creator | Diaz, Camila Silveira | |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T15:19:00Z | |
dc.date.available | 2020-02-07T15:19:00Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19520 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The technologies are crossing all the borders and arrived at the school, reaching all the levels of the
Basic Education. With this we observe that the planned uses of these resources can aid in the process
of teaching learning. Thus this study aims to verify the benefits that the use of learning objects can bring
to the literacy process in early childhood education, through a descriptive case study and qualitative
approach, with children between the ages of five and six years, From a municipal school in Santana do
Livramento. Learning objects are considered resources that provide assistance in consolidating
learning. Literacy is an important phase as it provides the child with knowledge of the function of written
code. Data collection was done through bibliographic research and the application of two learning
objects, more specifically in a preschool classroom. The results of the research evidenced the benefits
that the use of learning objects brought to the literacy process, as well as the possibility of using learning
objects as ludic evaluation tools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Learning object | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.title | Objetos de aprendizagem na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Learning objects in child education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As tecnologias estão transpassando todas as fronteiras e chegaram na escola, alcançando todos os
níveis da Educação Básica. Com isso observamos que as utilizações planejadas destes recursos
podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Assim este Estudo tem como objetivo verificar os
benefícios que o uso de Objetos de Aprendizagem podem trazer para o processo de letramento na
educação infantil, através de um estudo de caso de caráter descritivo e abordagem qualitativa, com
crianças na faixa etária entre cinco e seis anos, de uma escola municipal em Santana do Livramento.
Objetos de Aprendizagem, são considerados recursos que fornecem assistência para a consolidação
do conhecimento. O letramento é uma fase importante, pois proporciona a criança o conhecimento da
função do código escrito. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica e da
aplicação de dois Objetos de Aprendizagem, mais especificamente em uma turma de pré-escola. Os
resultados da pesquisa evidenciaram os benefícios que o uso de Objetos de Aprendizagem trouxeram
para processo de letramento, bem como a possibilidade de utilização de Objetos de Aprendizagem
como instrumentos de avaliação lúdico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |