Mostrar registro simples

dc.creatorSchio, Leticia Genro
dc.date.accessioned2020-02-07T15:33:35Z
dc.date.available2020-02-07T15:33:35Z
dc.date.issued2019-08-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19521
dc.description.abstractThis work investigated how the theory of the permanent revolution underlies, theoretically and politically, the pedagogical work developed by the educators of the "13 de Maio Núcleo de Educação Popular", especially what is done in the course "How Society Works I". To this end, it was a bibliographic research, and a study of didatic materials produced by the educators of the referred popular education entity and a questionnaire answered by an educator was carried out. Studies were conducted about the historicity of the theory of permanent revolution elaborated by Marx and Engels in 1850; about the historical constitution of the 13 de Maio NEP in relation to the intrinsic relationship of the class struggle movement in Brazil during the Business-Military Dictatorship (1964 - 1985), in the period of redemocratization of the country, until the present day;the study of productions about pedagogical work (especially those produced by Kairós - Research and Studies Group on Work, Education and Public Policy); and also, the study of the script of the course “How Society Works I” in the light of the elements of the theory of permanent revolution and how these elements are expressed in the pedagogical work done by the educators in the course. The choice for this specific course was understood because it expresses, in a synthetic form, elements that in the set of courses held by 13 de Maio are seen in more depth and also because this is the course most widely known by set of the Brazilian working class. The understanding that the pedagogical work carried out in the context of theoretical-political formation assumes specific characteristics that differ from the particularities of that performed in formal school institutions, it led the investigation about these characteristics. The considerations reached express that this is a pedagogical work intrinsically linked to the interests of the working class, this is a pedagogical work based on the rigorous knowledge about what is the capital and how this social relationship of control and exploitation of work is established and is reproduced from its innumerable constituent and contradictory mediations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectTeoria da revolução permanentepor
dc.subject13 de Maio Núcleo de Educação Popularpor
dc.subjectPedagogical workeng
dc.subjectPermanent revolution theoryeng
dc.subject13 de Maio Núcleo de Educação Populareng
dc.titleTrabalho pedagógico em um Núcleo de Educação Popular: possibilidade de Práxis Pedagógica?por
dc.title.alternativePedagogical work in a Center of Popular Education: is there possibility of Pedagogical Practices?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho investigou de que modo a teoria da revolução permanente fundamenta teórica e politicamente o trabalho pedagógico desenvolvido pelos educadores do 13 de Maio Núcleo de Educação Popular, em especial o que se realiza no curso “Como Funciona a Sociedade I”. Para tanto, foi realizado pesquisa bibliográfica, estudo de materiais didáticos produzidos pelos educadores da referida entidade de educação popular e ainda, um questionário respondido por um educador. Foram realizados estudos sobre a historicidade da teoria da revolução permanente elaborada por Marx e Engels em 1850; sobre a constituição histórica do 13 de Maio NEP em relação intrínseca ao movimento de luta de classes no Brasil durante a Ditadura Empresarial- Militar (1964 – 1985), no período de redemocratização do país, até os dias atuais; estudo das produções acerca do trabalho pedagógico (especialmente as produções realizadas pelo Kairós - Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas); e ainda, o estudo do roteiro do curso “Como Funciona a Sociedade I” à luz dos elementos da teoria da revolução permanente e como estes elementos se expressam no trabalho pedagógico realizado pelos educadores no curso. A escolha por este curso específico se deu por entender que nele se expressam, de forma sintética, elementos que no conjunto dos cursos realizados pelo 13 de Maio são vistos de forma mais aprofundada e também porque este é o curso mais amplamente conhecido pelo conjunto da classe trabalhadora brasileira. A compreensão de que o trabalho pedagógico realizado no âmbito da formação teórico-política assume características específicas que diferem das particularidades daquele realizado nas instituições escolares formais, encaminhou a investigação acerca dessas características. As considerações alcançadas expressam que se trata de um trabalho pedagógico intrinsecamente articulado aos interesses da classe trabalhadora, um trabalho pedagógico pautado pelo conhecimento rigoroso sobre o que é o capital, de que forma essa relação social de controle e exploração do trabalho se estabelece e se reproduz, a partir de suas inúmeras mediações constituintes e contraditórias.por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4007512293061299por
dc.contributor.referee1Kehler, Gabriel dos Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370111653429241por
dc.contributor.referee2Calheiros, Vicente Cabrera
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211268481398938por
dc.contributor.referee3Vedoin, Andreia
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6196255018259461por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577447229006989por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International