Redesign de um objeto de aprendizagem acessível
Resumo
A acessibilidade digital proporciona meios para o acesso a informações a pessoas com alguma
limitação física ou mental. Este artigo tem como objetivo realizar um estudo para redesenhar o objeto
de aprendizagem acessível Olho Virtual, que combina texto, imagem, animação e vídeos para
proporcionar aos usuários a interação e comprensão do leitor de tela NVDA (NonVisual Desktop
Access). A pesquisa contou com a participação de adultos que perderam a visão progressivamente e
cegos de nascença. Esses usuários ao utilizarem o objeto de aprendizagem, responderam um
questionário que busca avaliar melhorias, grau de dificuldade, interação, interatividade e analisar
quais as maiores dificuldades dos usuários em relação a utilização do NVDA para que seja definido
os níveis de aprendizagem a serem implementados. Os resultados visam disponibilizar a todos os
alunos do centro de atendimento especializado de Panambi/RS esta ferramenta, porém de forma
adequada e que contribua para o aprendizado, desde os alunos com algum conhecimento na
utilização do NVDA até aqueles que nunca utilizaram. Assim, o uso de objetos de aprendizagem,
integrados com tecnologias educacionais contribuem para uma nova forma de ensino e esta
interatividade favorece a educação, possibilitando aos educadores uma melhor contextualização e
para os alunos uma maior possibilidade de interação e exploração de temas e equipamentos.
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