A percepção dos alunos sobre o uso da internet em sala de aula
Fecha
2017-06-23Autor
D'Almeida, Rozelaine Rubia Bueno
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos quanto ao uso da internet na sala de
aula, uma vez que a integração da tecnologia na educação torna-se importante nos dias atuais. Neste
sentido, a problemática do presente estudo consiste em saber se a internet é utilizada no ambiente
escolar como uma ferramenta de apoio na aprendizagem do aluno. Para tanto, realizou-se uma
revisão bibliográfica objetivando fazer um levantamento sobre os trabalhos já realizados sobre a
temática em questão, bem como dos autores que tratam das tecnologias no ambiente escolar. Os
dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos alunos do 1º, 2º e 3º Ano do ensino
médio de uma escola pública estadual localizada no município de Coronel Barros, além disso, a
pesquisa caracterizou-se por ser descritiva e qualitativa. Na opinião dos alunos, é possível afirmar
que a maioria dos professores faz uso da internet em sala de aula. Os resultados obtidos
demonstram que o uso da internet é importante para a aprendizagem da maior parte dos alunos
pesquisados, auxiliando no entendimento dos conteúdos, visto que facilita a exposição e
apresentação dos mesmos, gerando outras possibilidades para novas aprendizagens. Pelos dados,
percebe-se que o recurso da internet deixa os alunos mais motivados, permitindo maior atenção nas
aulas, refletindo positivamente no relacionamento entre alunos e aluno-professor. Além disso,
constatou-se que os educandos sentem-se bem quando as atividades envolvem os recursos
disponíveis na rede, contudo, alguns problemas relacionados à conexão e velocidade limitam o seu
uso.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: