dc.creator | Moura, Débora Cristina Daenecke Albuquerque | |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T15:36:21Z | |
dc.date.available | 2020-02-10T15:36:21Z | |
dc.date.issued | 2019-08-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19539 | |
dc.description.abstract | Virtual Institutional Repositories (IR) are platforms which act as a digital library. They are used for storage, preservation and communication of knowledge produced by educational and research institutions, contributing to the development of science. From the Open Access perspective, this work presents as a final product the proposal of policies for an IR to a Campus of an institution of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education located in Rio Grande do Sul, with the objective of preserving and providing access to the research conducted in the institutions’ activities of teaching, research and extension. This is a qualitative research, using the case study method, what allowed a deeper study of the collected data. The data collection techniques which composed the case study were bibliographic research, documentary research and interview, through which it was possible to gather a wide range of information that helped to achieve the research objectives. At the end of the policy’s elaboration, it was evaluated by the institution’s servants using the SCALE model and changes were made based on the results obtained in the evaluation questionnaires. In the product evaluation it was possible to determine the Campus scientific community is open and optimistic about the tool, viewing several positive points in the artifact and evaluating the initiative well. It is intended the institution appropriates the product of this work, offering a service which will benefit the community of the institution – students and servants. The research is linked to the research line Development of Networked Educational Technologies, belonging to the Professional Master in Networked Educational Technologies of the Federal University of Santa Maria. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Repositórios institucionais | por |
dc.subject | Comunicação científica | por |
dc.subject | Acesso aberto | por |
dc.subject | Institutional repositories | eng |
dc.subject | Scientific communication | eng |
dc.subject | Open access | eng |
dc.title | Repositório Institucional: políticas para um Campus de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica | por |
dc.title.alternative | Institutional Repository: policies for an institution’s Campus of a Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Os Repositórios Institucionais (RI) virtuais são plataformas que funcionam como uma biblioteca digital destinados ao armazenamento, preservação e comunicação do conhecimento produzido pelas instituições de ensino e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento das ciências. Sob o olhar do Acesso Aberto este trabalho apresenta como produto final a proposta de políticas para um RI para um Campus de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica situada no Rio Grande do Sul com o de preservar e proporcionar acesso às pesquisas realizadas dentro da instituição nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, que permitiu maior aprofundamento dos dados coletados. As técnicas de coleta de dados que compuseram o estudo de caso foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista, por meio dos quais foi possível reunir vasta gama de informações que auxiliaram no atingimento dos objetivos da pesquisa. Ao final da elaboração da política, a mesma foi avaliada por servidores da instituição utilizando-se o modelo SCALE e foram realizadas alterações com base nos resultados obtidos nos questionários de avaliação. Na avaliação do produto foi possível constatar que a comunidade científica do Campus mostra-se aberta e otimista quanto à ferramenta, visualizando diversos pontos positivos no artefato e avaliando bem a iniciativa. Almeja-se que a instituição aproprie-se do produto deste trabalho, ofertando um serviço que beneficiará toda comunidade da instituição - alunos e servidores. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, pertencente ao Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4311327191424332 | por |
dc.contributor.referee1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8988734339185408 | por |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Ricardo Antonio | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2052548816755075 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5833465906202234 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |