Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReis, Simone Regina dos
dc.creatorGünzel, Vanessa
dc.date.accessioned2020-02-10T15:50:58Z
dc.date.available2020-02-10T15:50:58Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19540
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis paper focuses on the development of a didactic proposal for teaching the Quadratic Function using the GeoGebra Graphing Calculator application on mobile devices such as smartphones and tablets. The objectives were to select and to know academic works already done, which are correlated to the teaching of the Quadratic Function and the use of GeoGebra to elaborate a didactic proposal for the study of the Quadratic Function using the application GeoGebra Graphing Calculator in mobile devices and, finally, to analyze the potentialities and limitations of these resources in the teaching and learning of the Quadratic Function. The paper was guided by a bibliographical research with a qualitative approach. Initially, the paper presents the theoretical references that support the research, when it reflects on the teaching of Mathematics and the use of technologies, the study of the Quadratic Function, the application GeoGebra Graphing Calculator and the mobile technologies. In the sequence, it presents as results the selected correlated papers, describes the didactic proposal and evaluates this proposal. The research revealed that the GeoGebra application allows the accomplishment of several activities with numerous advantages such as the analysis of graphics in a dynamic way that can contribute in the learning process of the student, provoking interest, motivation, better visualization of the processes and understanding in the study of the Function Quadratic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectAplicativo GeoGebrapor
dc.subjectDispositivos móveiseng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectQuadratic functioneng
dc.subjectGeoGebra applicationeng
dc.subjectMobile deviceseng
dc.titleO uso do aplicativo GeoGebra Graphing Calculator em dispositivos móveis uma proposta para o ensino da função quadráticapor
dc.title.alternativeThe use of the Geogebra Graphing Calculator application in mobile devices: a proposal for the teaching of quadratic functioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho aborda como tema central o desenvolvimento de uma proposta didática para o ensino da Função Quadrática utilizando o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator em dispositivos móveis como os smartphones e tablets. Os objetivos foram selecionar e conhecer trabalhos acadêmicos já realizados, que são correlatos ao ensino da Função Quadrática e o uso do GeoGebra para, assim, elaborar uma proposta didática para o estudo da Função Quadrática utilizando o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator em dispositivos móveis e, por fim, analisar as potencialidades e limitações destes recursos no ensino e aprendizagem da Função Quadrática. O trabalho foi norteado por uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Inicialmente, o trabalho apresenta os referenciais teóricos que embasaram a pesquisa, quando reflete sobre o ensino da Matemática e o uso das tecnologias, o estudo da Função Quadrática, o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator e as tecnologias móveis. Na sequência, apresenta como resultados os trabalhos correlatos selecionados, descreve a proposta didática e faz a avaliação desta proposta. A pesquisa revelou que o aplicativo GeoGebra possibilita a realização de diversas atividades com inúmeras vantagens como a análise de gráficos de forma dinâmica, que podem contribuir no processo de aprendizagem do aluno, provocando interesse, motivação, melhor visualização dos processos e compreensão no estudo da Função Quadrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto