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dc.creatorMiorando, Tania Micheline
dc.date.accessioned2020-02-12T14:30:25Z
dc.date.available2020-02-12T14:30:25Z
dc.date.issued2004-03-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19562
dc.description.abstractThis is a work for a postgraduation course in education of The Federal University of Santa Maria, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The work describes an investigation carried out concerning two deaf teachers, their representations and meanings built through their experiences in school and during their professional training. The Social Imaginary is a theory, which permits an analysis of the existing reality and the alternatives of our society. This was the theory, which supported a closer look at the deaf education, selecting elements the deaf community demonstrates through its social representations. The two subjects of this investigation are leaders of the deaf community in the city of Lajeado, Rio Grande do Sul. Both subjects were just beginning their professional training as teachers. The objective of this investigation was to recognize the teaching process the two deaf teachers would like to generate in a school, creating and innovating the educational scenery for deaf students. The most suitable method, taking advantage of the richness of the experiences of both teachers was the Oral History, which has permitted an analysis of their lives history as well as the belongings brought by them like pictures, tapes, news papers articles, notebooks and training ships reports. At the end of the investigation, it was noticed that the school which the deaf community dreams of building, counts with deaf professionals who make use, on their daily practice, of a curriculum favoring cultural and social features, conquered by the Deaf Movement. In this school, all professionals would be capable of using sign language, would be able to distinguish each student‟s reality during the evaluation process, also knowing the identity connecting them to the deaf community. As a final point, it is crucial to value a high quality education so that marginal conditions and analphabetism rates can be excluded from our society.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectImaginário socialpor
dc.titleA edificação da escola no espaço negado do sonho: um estudo na formação de professores surdospor
dc.title.alternativeDreams of building a school: a study with deaf teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho descreve a pesquisa realizada com dois professores surdos sobre as representações e significados construídos a partir de suas vivências na escola e nos processos de formação, inserindo-se na linha de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O Imaginário Social é a possibilidade de releitura da realidade sobre aspectos instituídos e instituintes da sociedade. Neste trabalho, essa foi a teoria que subsidiou principalmente um olhar mais aproximado sobre a educação de surdos, pinçando elementos que a comunidade surda demonstra através de suas representações sociais. Os sujeitos da pesquisa foram duas lideranças surdas da cidade de Lajeado/RS, em formação docente inicial, durante o curso Normal, em uma escola regular. A investigação que se instaurou teve como objetivo conhecer o processo de formação de professores surdos para atuarem junto a escola que busca edificar, a partir de transformações instituintes no quadro educacional, uma escola com alunos surdos. A metodologia que mais se adequou, aproveitando a riqueza das experiências dos sujeitos colaboradores, foi a História Oral, pois oportunizou a análise das suas Histórias de Vida, bem como a de materiais por eles trazidos como fotografias, filmagens, reportagens de jornal, cadernos escolares e relatórios de estágio. Com esta investigação, foi constatado que a escola que os surdos sonham edificar deve contar com pilares como: a formação de professores surdos que tenham, em suas práticas diárias, o uso de um currículo que privilegie aspectos culturais e sociais conquistados no Movimento Surdo, bem como destreza e fluência no uso da Língua de Sinais, distinguindo, na avaliação por eles feita, a diferença que cada aluno traz para a sala de aula e, ao mesmo tempo, a identidade que os agrega como comunidade surda. Por fim, primar por uma educação de qualidade que deixe para trás índices de analfabetismo e marginalização.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee1Quadros, Ronice Muller de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7307577422387099por
dc.contributor.referee2Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841271812140730por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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