A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em periódicos científicos da Educação Física no período de 2014 a 2019
Resumen
Este trabalho analisa como a brincadeira/brincar encontra-se problematizada e fundamentada
na produção científica em periódicos ligados à Educação Física Escolar no período de 2014 a
2019. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na psicologia histórico-cultural
e na pedagogia histórico-crítica. Utilizamos as palavras-chaves “brincar’’ e “brincadeira” para
a busca de artigos nas revistas Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática e na Revista
Brasileira de Ciências do Esporte. Após a busca e leitura dos resumos, selecionamos 18
artigos para análise a partir das categorias: concepção de criança e/ou infância e concepção de
brincadeira/brincar. Na primeira categoria, evidenciamos duas tendências: uma abordando a
formação e o desenvolvimento infantil com base nas relações sociais com os adultos e o meio
social e, outra, compreendendo a formação da criança relacionada a um ser livre e espontâneo.
Articuladas a estas concepções, encontramos na segunda categoria, respectivamente, a
perspectiva das brincadeiras e do brincar desenvolvidos com a mediação dos adultos,
divergindo com a perspectiva de um brincar essencialmente livre e espontâneo. Conclui-se
que estas duas tendências fornecem diferentes diretrizes para a organização do trabalho
pedagógico na Educação Física, na educação escolar e na formação de professores: a primeira
evidencia o papel do professor e do ensino e, a segunda, relativiza-os. Posicionamo-nos pela
concepção de criança como um ser histórico-social cujo desenvolvimento depende das
interações estabelecidas em sociedade. As brincadeiras/brincar são elementos que permitem a
apropriação da cultura, portanto, elementos eficazes e essenciais ao desenvolvimento infantil,
destacando-se, ainda, a mediação dos adultos (professores).
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]
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