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dc.contributor.advisorSantos, Daniela Lopes dos
dc.creatorFrantz, Betina Paraíba
dc.date.accessioned2020-02-26T12:39:49Z
dc.date.available2020-02-26T12:39:49Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19656
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe motor experiences must be part of the children's day-to-day routine and are represented by any movement done at home, at school and playing. However, most public schools do not have physical education (PE) teacher for the elementary years and therefore, who teaches physical education is the general teacher. Thus, the purpose of this study is to evaluate the motor development of children who have PE classes with specialized teacher and those who have PE class with a general teacher. The study population was composed of students from elementary state schools from the city of Manoel Viana, RS. The study sample was composed of two groups: one with 14 participants, who had specialized teacher to teach PE classes and another with 19 students to whom the PE classes were taught by a general teacher. Data collection was done using some , subtest 1 , subtest 3 e subtest 5 of Bruininks and Oseretsky’s Teste Of Motor Proficiency - Short Form 14 items and the results were analyzed using descriptive statistics and Student's t test for the comparison of the data between the 2 groups. A significance level of 5% was used. There was no statistically significant difference between the ages of both groups of students, and the results of the motor development tests applied in both groups, showed no statistically significant difference. It was concluded that for this group, there was no statistically significant difference between the motor performance of students who had PE classes with a specialized teacher and those who had physical education classes with a general teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectSeries iniciaispor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectMotor developmenteng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleAvaliações relacionadas ao desenvolvimento motor nas aulas de Educação Física nos anos iniciaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoAs experiências motoras devem estar presentes no dia-a-dia das crianças e são representadas por toda e qualquer atividade corporal realizada em casa, na escola e nas brincadeiras. Entretanto, grande parte das escolas publicas não tem professor de educação física para os Anos Iniciais e portanto, quem trabalha os conteúdos da disciplina de educação física é o unidocente. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o desenvolvimento motor das crianças que tem aulas de educação física com professor especializado e das que tem aula com unidocente. Fizeram parte da população do estudo alunos dos Anos Iniciais das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do município de Manoel Viana, RS. O grupo de estudos foi composto de 2 grupos: um com 14 participantes, que tinha professor especializado para ministrar as aulas de educação física e outro com 19 alunos, em que as aulas de educação física eram ministradas pelo unidocente. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de subteste 1 , subteste 3 e subteste 5 do Bruininks e Oseretsky Test Of Motor Proficiency – Forma Curta de 14 ítens e os resultados foram analisados através de estatística descritiva e Teste t de Student para se comparar os dados obtidos entre os 2 grupos, sendo adotado um nível de significância de 5%. Observou-se que não houve diferença estatisticamente significativa entre as idades dos grupos de alunos das diferentes escolas comparadas, e que os resultados dos somatórios dos testes de desenvolvimento motor aplicados em ambos os grupos, não apresentaram diferença estatisticamente significante. Concluiu-se que para este grupo de estudos, não houve diferença estatisticamente significativa entre performance motora dos alunos que tinham aulas de educação física com professor especializado e os que tinham aulas de educação física com unidocente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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