Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Daniela Lopes dos
dc.creatorFardin, Simone Cassol
dc.date.accessioned2020-02-26T13:01:11Z
dc.date.available2020-02-26T13:01:11Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19657
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractConsidering that the games and toys are part of the child's world and can help in the learning process, this study with teachers in the early years has the purpose of analyzing if there is a retrieval of old toys and games and if currently, these activities are being used in the educational activities by the teachers from the early years of elementary school. The study group was composed of 06 teachers and the data collection instrument was a questionnaire with open questions prepared by the researcher. Data were analyzed using percentages. It was concluded that there is retrieval of old games and toys in the early years of elementary school by the group of teachers studied. It was also found that the old games and toys were part of the childhood of theses teachers, they use the old games and toys in their educational activities and the respondents believe that the use of activities with old toys and games helps in the development of activities in the classroom during the process of teaching and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRegate históricopor
dc.subjectBrincadeiraspor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectHistorical retrievaleng
dc.subjectGameseng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleResgate de brinquedos e brincadeiras antigas: um estudo com docentes dos anos iniciais de uma escola municipal de ensino fundamental de Passa Sete - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoConsiderando-se que as brincadeiras e brinquedos fazem parte do mundo da criança e que podem auxiliar no processo de aprendizagem, este estudo com docentes dos anos iniciais tem como objetivo analisar se há o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas e se atualmente estas atividades estão sendo realizadas nas atividades pedagógicas dos profissionais da educação nos anos iniciais. O grupo estudado foi composto de 06 professoras e o instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas elaborado pela pesquisadora. Os dados foram analisados através de percentagens. Conclui-se que há o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas nos anos iniciais do ensino fundamental pelo grupo de professoras estudado. Verificou-se ainda, que fazia parte da infância destes as brincadeiras e brinquedos antigos, eles utilizam as brincadeiras e brinquedos antigos em suas atividades pedagógica e os entrevistados acreditam que o uso de atividades com brinquedos e brincadeiras antigas auxilia no desenvolvimento das atividades em sala de aula em relação ao processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto