Desenvolvimento profissional docente na perspecitiva da participação sindical: diálogos propositivos para qualificação do plano de carreira dos professores municipais de Santa Maria/RS
Resumo
Esta pesquisa está vinculada, ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica, cuja problemática esteve voltada para como o Plano de Carreira dos professores municipais de Santa Maria/RS e sua contribuição para o desenvolvimento profissional docente com vistas a qualificar a hora atividade e protagonismo do sindicato nesse processo. Teve como objetivo compreender de que forma o Plano de Carreira do Magistério da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS, a partir do direito a hora atividade pode contribuir no desenvolvimento profissional docente, bem como o sindicato pode se constituir protagonista nesse processo. Para os propósitos deste estudo buscou-se em NÓVOA (1991, 1995; 2009), IMBERNÓN, (2011), GARCIA (1999), SCHÖN (1995) e outros além dos Marcos Legais com embasamento na Constituição Federal do Brasil de 1988. A abordagem metodológica esteve baseada na Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2018) com construção dos dados a partir dos Círculos Dialógicos HENZ (2015) e a compreensão e interpretação na perspectiva da Hermenêutica de GADAMER (1999), bem como recorremos à análise documental. O processo de constituição do sujeito a partir de uma ação formativa nas dimensões coletiva, profissional e organizacional, com a perspectiva da participação sindical, institui ao sindicato a possibilidade de promover o debate a respeito da atuação profissional e o [re]conhecimento e defesa do Plano de Carreira. A relevância deste trabalho se assume pela complexidade do assunto, uma vez, que os processos de construção de planos de carreira de professores se constituem em importantes mecanismos de garantia de valorização profissional. Sendo assim, as indagações acerca desta pesquisa se deram em torno da reflexão sobre a importância do estudo e defesa dos Planos de Carreira enquanto instrumento referencial para a luta dos docentes na efetivação da valorização profissional e garantia de direitos cujo produto foi a construção de uma proposta com estratégias para o Desenvolvimento Profissional Docente considerando o amparo da Lei nº 11.738/08, ancorado no Parecer CNE/CEB 18/12 de modo que o professor seja valorizado por meio de salários dignos, espaço-tempo para formação, preferencialmente nos seus contextos de atuação promovendo uma cultura de professor pesquisador ancorado na atitude de reflexão na prática e sobre a prática.
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