dc.creator | Ferreira, Cádia Carolina Morosetti | |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T21:15:58Z | |
dc.date.available | 2020-03-03T21:15:58Z | |
dc.date.issued | 2019-08-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19714 | |
dc.description.abstract | This dissertation is part of the LP2 research line entitled School Practices and Public
Policies of the Graduate Program in Education, Federal University of Santa Maria
(UFSM). The work presents as a general objective: to analyze the production of
meanings of the bullying phenomenon through the narratives produced in the
Investigative-formative dialogical circles by teachers of a municipal school in
Alegrete/RS. It was adopted as a method of bibliographical research procedure
(ABRAHÃO, 2003), anchored in the research-training (JOSSO, 2010a and 2010b).
Was used as instruments the Investigative-formative dialogical circles (HENZ, 2015)
entitled Dialogues: interlocutions on the production of meaning to the Bullying
phenomenon in everyday school life. From the generating themes (FREIRE, 2019)
the teachers' narratives were produced. The theoretical framework through the
contributions of Fante (2005; 2008; 2015), Silva (2010), Rolim (2008, 2015), Freire
(2011), Orlandi (2007), Milani (2003), among others. We note that the practice of
punitive and/or repressive confrontation reinforced as a rapid resolution of the
problem is the main form of resolution, thus absent the critical reflection of the
process of confronting bullying and other violence. It was observed the need to
promote preventive strategies with the purpose of facing the situation. The research
also pointed to the importance of space-time for ongoing self(tran)formation with
teachers, being the Dialogical Circles a viable possibility of sharing and
self(tran)formation, through the narratives of formation and the permanent reflection
on the teaching praxis. they contribute to the of the Culture of Peace with actions
based on values, human rights, democracy, development, ethics, citizenship, as well
as the attitude of no violence. It is education as an alternative to not violence. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bullying | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Cultura de paz | por |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Culture of peace | eng |
dc.title | A produção de sentidos sobre o bullying entre professores/as no cotidiano escolar | por |
dc.title.alternative | The production of senses about bullying among teachers school daily | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada Práticas Escolares e
Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). O trabalho apresenta como objetivo geral: Analisar
a produção de sentidos do fenômeno bullying mediante as narrativas
produzidas nos Círculos Dialógicos Investivativo-formativos por
professores/as de uma escola municipal de Alegrete/RS. Os caminhos
metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram: abordagem
autobiográfica (ABRAHÃO, 2003), ancorado na pesquisa-formação (JOSSO, 2010a
e 2010b), utilizando-se como instrumento metodológico dos Círculos Dialógicos
Investigativo-formativos (HENZ, 2015) intitulado Diálogos: interlocuções sobre a
produção de sentido ao fenômeno Bullying no cotidiano escolar. A partir dos
temas geradores (FREIRE, 2019) foram produzidas as narrativas dos
professores/as. O referencial teórico perpassa pelas contribuições de Fante (2005;
2008; 2015), Silva (2010), Rolim (2008, 2015), Freire (2011), Orlandi (2007), Milani
(2003), entre outros. Constatou-se que, a prática de enfrentamento punitiva e/ou
repressiva, reforçada como uma resolução rápida da problemática é a principal
forma de resolução, assim, ausentando a reflexão crítica do processo de
enfrentamento ao bullying e demais violências. Observou-se a necessidade de
promover estratégias preventivas com o propósito claro de enfrentar a situação. A
pesquisa apontou ainda a importância de espaços-tempo para a
auto(trans)formação permanente com professores(as), sendo os Círculos Dialógicos
uma possibilidade viável de compartilhamento e auto(trans)formação, por meio das
narrativas de formação e da reflexão permanente sobre a práxis docente, que têm
como contribuição a oferta da Cultura de Paz com ações pautadas nos valores, nos
direitos humanos, na democracia, no desenvolvimento, na ética, na cidadania, bem
como na atitude de não violência. É a educação como alternativa ao conflito e a não
violência. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sarturi, Rosane Carneiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4133511150582100 | por |
dc.contributor.referee1 | Rolim, Marcos Flávio | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7964677312864330 | por |
dc.contributor.referee2 | Costa, Joacir Marques da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4415592608164551 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0987278772623929 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |