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dc.contributor.advisorRibas, João Francisco Magno
dc.creatorLima, Claube Camile Soares
dc.date.accessioned2020-03-04T13:18:39Z
dc.date.available2020-03-04T13:18:39Z
dc.date.issued2016-02-02
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19721
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis study goals to identify how the content of the games of Physical Education has been approached in children’s education (kindergarten), first stage of basic education. The literature search was implemented from scientific theses and dissertations comprised between January 2010 and December 2014, from the main institutions of higher education (IES) of the state of Rio Grande do Sul (RS): Federal University of Rio Grande do Sul ( UFRGS ) , Federal University of Pelotas ( UFPEL ) , Universidade do Vale do Rio dos Sinos ( UNISINOS ) , Pontifical Catholic of Rio Grande do Sul ( PUC / RS ) and Federal University of Santa Maria ( UFSM ). To know the state of the art of childhood education, the methodology was inspired from literature research, aiming to analyze national publications related to the content of the games of Physical Education as an educational proposal in childhood education. The structure of the study is arranged into four sections, the first begins with the introduction of the study, the second section the search path, the third section theoretical foundations on the game content in physical education and in childhood education, introducing elements that contribute to the game design with focus on the State of the Art of the study, dialogue with authors of psychology, sociology and philosophy as Piaget, Vygotsky, Kunz, Huizinga, Kishimoto, Hildebrandt, Mashio, Sayão, Baeckeretc that deal with these issues. Lastly, the fourth section the concluding dimensions, we decided to make a State of the Art of the study, in which we seek answers to our research question: How does the content of the games of Physical Education has been approached in Early Childhood Education in theses and dissertations in the south? Nonetheless, it was not observed any study on the content of the games of Physical Education as a pedagogical activity in Early Childhood Education: A State of the Art of the study. However, we found dissertations and theses that approached or referred to one of the descriptors: game content, Physical Education and Early Childhood Education, which enabled reflections and conversations with authors who somehow contributed to the development of this research.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectGameseng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleEstado da arte: conteúdo dos jogos de educação física como atividade pedagógica na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo identificar como o conteúdo dos jogos de Educação Física tem sido abordado na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica de ensino. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir da produção científica de teses e dissertações realizadas no período de janeiro de 2010 até dezembro de 2014, das principais instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Rio Grande do Sul (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Pontífica Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para aprofundarmos os estudos do estado da arte, da Educação Física, a metodologia foi pautada em uma pesquisa bibliográfica, com intuito de analisar publicações nacionais referentes aos conteúdos dos jogos de Educação Física como proposta educacional na Educação Infantil. A estrutura do estudo está organizada em quatro seções, a primeira inicia com a introdução do estudo, a segunda seção caminho da pesquisa, a terceira seção fundamentações teóricas sobre o conteúdo do jogo na Educação Física e na Educação Infantil, apresentando elementos que contribuem na concepção de jogo com enfoque no estudo do Estado da Arte, dialogando com autores da Psicologia, Sociologia, Filosofia e Educação Física como: Piaget, Vygotsky, Kunz, Huizinga, Kishimoto, Hildebrandt, Mashio, Sayão, Baecker, etc, que tratam sobre estas questões. Por fim, a quarta seção, as dimensões conclusivas e diante do exposto, optamos por fazer um estudo do Estado da Arte, no qual buscamos respostas para nossa questão de pesquisa: de que modo o conteúdo dos jogos de Educação Física tem sido abordado na Educação Infantil nas teses e dissertações publicadas na região sul? Entretanto, não foi observado nenhum estudo relativo ao Estado da Arte: Conteúdo dos jogos de Educação Física como atividade pedagógica na Educação Infantil. No entanto, encontramos duas dissertações e uma tese que se aproximaram ou se referiam a um dos descritores: conteúdos dos jogos, Educação Física e Educação Infantil, que possibilitaram reflexões e conversas com autores que de certa forma contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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