dc.contributor.advisor | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.creator | Lima, Claube Camile Soares | |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T13:18:39Z | |
dc.date.available | 2020-03-04T13:18:39Z | |
dc.date.issued | 2016-02-02 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19721 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This study goals to identify how the content of the games of Physical Education has been
approached in children’s education (kindergarten), first stage of basic education. The
literature search was implemented from scientific theses and dissertations comprised between
January 2010 and December 2014, from the main institutions of higher education (IES) of the
state of Rio Grande do Sul (RS): Federal University of Rio Grande do Sul ( UFRGS ) ,
Federal University of Pelotas ( UFPEL ) , Universidade do Vale do Rio dos Sinos
( UNISINOS ) , Pontifical Catholic of Rio Grande do Sul ( PUC / RS ) and Federal University
of Santa Maria ( UFSM ). To know the state of the art of childhood education, the
methodology was inspired from literature research, aiming to analyze national publications
related to the content of the games of Physical Education as an educational proposal in
childhood education. The structure of the study is arranged into four sections, the first begins
with the introduction of the study, the second section the search path, the third section
theoretical foundations on the game content in physical education and in childhood education,
introducing elements that contribute to the game design with focus on the State of the Art of
the study, dialogue with authors of psychology, sociology and philosophy as Piaget, Vygotsky,
Kunz, Huizinga, Kishimoto, Hildebrandt, Mashio, Sayão, Baeckeretc that deal with these
issues. Lastly, the fourth section the concluding dimensions, we decided to make a State of the
Art of the study, in which we seek answers to our research question: How does the content of
the games of Physical Education has been approached in Early Childhood Education in theses
and dissertations in the south? Nonetheless, it was not observed any study on the content of
the games of Physical Education as a pedagogical activity in Early Childhood Education: A
State of the Art of the study. However, we found dissertations and theses that approached or
referred to one of the descriptors: game content, Physical Education and Early Childhood
Education, which enabled reflections and conversations with authors who somehow contributed to the development of this research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Games | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.title | Estado da arte: conteúdo dos jogos de educação física como atividade pedagógica na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo identificar como o conteúdo dos jogos de Educação Física tem
sido abordado na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica de ensino. A pesquisa
bibliográfica foi realizada a partir da produção científica de teses e dissertações realizadas no
período de janeiro de 2010 até dezembro de 2014, das principais instituições de Ensino
Superior (IES) do estado do Rio Grande do Sul (RS): Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade do Vale do Rio dos
Sinos (UNISINOS), Pontífica Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). Para aprofundarmos os estudos do estado da arte, da
Educação Física, a metodologia foi pautada em uma pesquisa bibliográfica, com intuito de
analisar publicações nacionais referentes aos conteúdos dos jogos de Educação Física como
proposta educacional na Educação Infantil. A estrutura do estudo está organizada em quatro
seções, a primeira inicia com a introdução do estudo, a segunda seção caminho da pesquisa, a
terceira seção fundamentações teóricas sobre o conteúdo do jogo na Educação Física e na
Educação Infantil, apresentando elementos que contribuem na concepção de jogo com
enfoque no estudo do Estado da Arte, dialogando com autores da Psicologia, Sociologia,
Filosofia e Educação Física como: Piaget, Vygotsky, Kunz, Huizinga, Kishimoto,
Hildebrandt, Mashio, Sayão, Baecker, etc, que tratam sobre estas questões. Por fim, a quarta
seção, as dimensões conclusivas e diante do exposto, optamos por fazer um estudo do Estado
da Arte, no qual buscamos respostas para nossa questão de pesquisa: de que modo o conteúdo
dos jogos de Educação Física tem sido abordado na Educação Infantil nas teses e dissertações
publicadas na região sul? Entretanto, não foi observado nenhum estudo relativo ao Estado da
Arte: Conteúdo dos jogos de Educação Física como atividade pedagógica na Educação
Infantil. No entanto, encontramos duas dissertações e uma tese que se aproximaram ou se
referiam a um dos descritores: conteúdos dos jogos, Educação Física e Educação Infantil, que
possibilitaram reflexões e conversas com autores que de certa forma contribuíram para o
desenvolvimento dessa pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |