Integração de tecnologias educacionais em rede pelos estudantes-estagiários do curso de formação de professores para a educação profissional: portais e recursos educacionais digitais
Resumo
Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Ele trata da utilização dos Recursos Educacionais Digitais pelos estagiários do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional (FPEP) nas práticas escolares no Estágio Supervisionado de Ensino (ESE) III. O foco desta pesquisa está centrado nas práticas escolares mediadas pelos Recursos Educacionais Digitais (RED), implementadas pelos estudantes-estagiários do curso de formação de professores para o ensino técnico da UFSM. Os objetivos específicos são: Investigar a utilização ou não dos recursos digitais disponíveis no portal do professor, no ensino técnico.Verificar quais recursos digitais os estudantes do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional utilizam para mediar as práticas escolares no Estágio Supervisionado de Ensino. Analisar experiências dos estudantes do curso FPEP que estão no estágio III, de como utilizaram os recursos em suas práticas em sala de aula, seus desafios e possibilidades. A perspectiva metodológica será a Pesquisa-Ação definida pelos autores como Elliott (1978), Kemmis e Mctaggart (1992), Carr e Kemmis (1988). Foi também documental através dos relatórios de estágios produzidos pelos estudantes do curso de FPEP. Portanto, a pesquisa de campo foi com os estudantes do ESE II e III do FPEP. A pesquisa foi realizada em três ciclos. No primeiro ciclo, realizamos um diagnóstico inicial por meio de análise documental dos relatórios de ESE III de 2016 a 2018. Nesta etapa concluímos que os RED mais utilizado pelos estudantes-estagiários foram vídeos retirados do Youtube e imagens do google, e somente um usou recurso de portal público, uma simulação do Portal do Professor do MEC. No segundo ciclo, através da observação participante com os estudantes-estagiários de ESE II, no segundo semestre de 2018, examinamos as sequências didáticas (conjuntos de planejamentos) para verificar quais recursos eles escolheram para mediar suas práticas no ESE III realizado no semestre subsequente. Como resultado os recursos mais citados foram vídeos, imagens do Youtube e google e um estudante citou atividade com smartphone. No terceiro ciclo realizamos uma intervenção educacional em uma turma de ESE III, de forma a incentivar a utilização de recursos digitais oriundos de portais públicos. A intervenção educacional foi por meio de uma aula sobre os principais Portais Educacionais e os estudantes escolheram, pelo menos, um recurso para mediar uma de suas aulas, além de acompanhamento dos planejamentos semanais das aulas que eles ministravam. Ainda neste terceiro ciclo, implementamos um questionário com todos os estudantes-estagiários matriculados em ESE III no semestre (primeiro semestre de 2019), utilizando a plataforma ProfTest, com objetivo de mapear os demais recursos digitais utilizados pelos estagiários e, também, os motivos pelos quais alguns não integraram tais tecnologias no ensino. Como conclusões destacamos: que os estudantes-estagiários preferem buscar os recursos educacionais digitais para mediar suas práticas educativas no youtube e google. Os dados revelam que os estudantes-estagiários estão integrando as TER em suas práticas educativas, por meio de vídeos e imagens, também alguns deles estão utilizando atividades com dispositivos móveis. Dentre os desafios apontados pelos estudantes-estagiários quanto a utilização dos Recursos Educacionais Digitais em suas Práticas apontamos que o celular ainda é proibido pelas escolas de ser usado em aula; encontrar materiais variados e atualizados; aprender e ensinar quando o professor-estagiário utiliza um aplicativo ou programa; escolher corretamente os melhores e mais adequados recursos e problemas sociais do estudante não possuir um dispositivo móvel. Destacamos como possibilidades citadas pelos estudantes-estagiários que os RED chamam atenção dos estudantes, auxiliam a aliar a teoria e prática, complementam as explicações do professor e mobilizam o interesse do estudante pelo conteúdo abordado.
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