Ação formativa e aprendizagem: tecendo novas possibilidades para as práticas pedagógicas
Resumo
Esta dissertação está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa LP2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. O problema de pesquisa se constitui em compreender como a formação em serviço de professores pode se constituir em uma estratégia para refletir sobre concepções de aprendizagem e seus efeitos nas práticas pedagógicas. Metodologicamente a pesquisa se filia em uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica a partir de Pimenta (2005), Jesus (2008), Tripp (2005) e apoia-se nas possibilidades da escuta sensível fundamentando-se em Barbier (2004). A investigação emerge do contexto escolar tendo como parceiros professores de uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, e a produção de dados se deu a partir da análise de registros de documentos da escola, das narrativas dos professores e da análise dos dados produzidos durante a ação formativa, registrados por meio de diário, objetivando identificar na formação em serviço de professores um processo para refletir concepções de aprendizagem e a qualificação das práticas pedagógicas para minimizar as dificuldades para a aprendizagem. Os fundamentos teóricos que sustentam este trabalho concentram-se em três grandes temas: Aprendizagem, a partir dos autores como Maturana (1982; 1996; 2001; 2002), Maturana e Varela (2001), Masschelein e Simons (2017), Pellanda (2009); Práticas Pedagógicas a partir de autores como Meirieu (1998; 2002), Vieira (2013) e Formação de Professores, a partir de Tardif (2014). A pesquisa contemplou dois principais eixos analíticos, um teve foco nas concepções de aprendizagem e os reflexos nas práticas pedagógicas, fundamentando-se em Maturana e Varela (2001) e Meirieu (1998; 2002). A segunda análise centrou-se nos saberes docentes e nas experiências do percurso formativo, teve como base Tardif (2014), Bridi Filho e Bridi (2016) e Cosenza e Guerra (2011). Como principais resultados, evidencia-se que o grupo de professores participantes da pesquisa compartilha de uma concepção de aprendizagem, baseada na interação entre o meio e os sujeitos envolvidos no processo do aprender. Compreendem o conhecimento como um fenômeno contínuo ao longo da vida, o qual ocupa uma dimensão libertadora do indivíduo. Observa-se que a postura e o modo como o professor conduz o projeto educativo, está fortemente vinculado ao seu viver/conhecer no mundo. Salienta-se a relevância de construir um espaço no contexto da prática docente, destinado à formação continuada, no qual o professor possa pensar, refletir e problematizar os desafios do cotidiano, por meio de diversificadas metodologias. Ademais, os movimentos dessa pesquisa reverberaram no produto de ação formativa em serviço, denominada de “Triângulo da Ação Formativa”, o qual tem a finalidade de auxiliar a qualificação das práticas pedagógicas no contexto escolar.
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