Ciências humanas: uma reflexão sobre abordagem cultural no PNAIC e suas implicações no currículo escolar
Resumo
Esta dissertação de mestrado insere-se na linha de pesquisa LP2, denominada Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como objetivo geral: investigar como se dá a abordagem cultural do Caderno de Formação de Ciências Humanas do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Ao Considerar que as Ciências Humanas, no ciclo de alfabetização, são representadas pelas disciplinas de Geografia e História, pois, têm como objeto de estudo as relações dos seres humanos com a natureza ao longo do tempo, tem-se, como objetivos específicos: (A) Analisar no caderno de formação de Ciências Humanas do PNAIC como as singularidades culturais são apresentadas para o desenvolvimento de sua abordagem no Ciclo de Alfabetização; (B) Investigar se a pluralidade e a diversidade cultural são contempladas no Caderno de Ciências Humanas do PNAIC; (C) Compreender e problematizar a relevância da abordagem cultural do Caderno de Ciências Humanas do PNAIC na elaboração do currículo escolar no ciclo de alfabetização; D) Analisar as relações entre o PNAIC e a BNCC sobre abordagem cultural e suas implicações no currículo escolar. Metodologicamente, a pesquisa é do tipo qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvendo-se procedimentalmente a partir da análise documental para a produção de dados. Como referencial, utilizou-se, para análise do programa, o Documento Orientador do PNAIC, Caderno de Diretrizes Curriculares do PNAIC e Caderno de Formação de Ciências Humanas do PNAIC. Referente ao trabalho docente utilizou-se como base a obra de Hypólito (1997). Para a compreensão da ênfase da temática cultural nos currículos escolares, foram examinadas as orientações dispostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no Referencial Curricular do Estado do Rio Grande do Sul e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E, a compreensão do termo Cultura a partir de autores como Claval (1999) e Cuche (2002). Como resultado, a pesquisa apresenta a relevância da abordagem cultural presente nos currículos escolares e, dessa forma, visa fomentar o debate da magnitude de explorar as Ciências Humanas com vistas a uma formação plural, crítica, com responsabilidade e respeito aos direitos humanos e suas singularidades.
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