História de vida de uma professora que ensinou em escolas do campo com classes multisseriadas na região central do RS
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a formação inicial da professora para
atuar na escola multisseriada. Como metodologia de pesquisa optou-se por uma
abordagem qualitativa utilizando como instrumentos de coleta de informações as
entrevistas narrativas, os relatos (auto)biográficos, os registros sobre a prática
docente e as fotos. O que possibilitou recontar a trajetória pessoal e profissional da
colaboradora. Os objetivos específicos foram os seguintes: conhecer a trajetórias
formativas da colaboradora, descrever como são as classes multisseriadas e o
impacto da mesma na atuação docente. Foi desenvolvido uma revisão de literatura
com as palavras-chave: formação docente, alfabetização e classes multisseriadas,
além de pesquisas bibliográficas. Para o desenvolvimento da escrita utilizou-se os
seguintes autores: Abrahão (2004, 2018), Antunes (2001), Arroyo (2006), Barthers
(1984), Bergson (2006), Bosi (1994), Dutra; Antunes (2019), Minayo (1993,1994,
2001), Nóvoa (1989, 1992, 1995, 2001), Piovesan (2007) e Souza (2006). Para a
realização da análise dos achados da pesquisa construiu-se as seguintes categorias:
início da carreira, formação inicial, primeiros contatos com classes multisseriadas,
desafios das turmas multisseriadas, planejamentos das aulas, interação professor
aluno e interação com os colegas e transformação na infraestrutura da escola. Através
da primeira e da segunda categoria, foi possível conhecer os processos identitários
da professora e sua trajetória formativa. Por meio da terceira, quarta e quinta
categorias, foi viabilizado as dificuldades encontradas frente às turmas multisseriadas,
além de ficar nítido que frente aos obstáculos essa profissional nunca desistiu dos
seus alunos, buscando formas de ensinar em uma turma com níveis de aprendizado
diversificado. Com a sexta e sétima categoria, conhecemos as relações desenvolvidas
por essa profissional, percebemos o quanto é forte o vínculo dela com a comunidade
escolar, na última categoria é abordado sobre as mudanças na escola, a qual a
colaboradora pode acompanhar a evolução da infraestrutura. Entendo que o
desenvolvimento desta pesquisa foi de suma importância, possibilitando compreender
os desafios que os profissionais encontram em classes multisseriadas, entre eles a
falta de uma formação específica para atuar nas classes multisseriadas. Ao mesmo
tempo, o conhecimento de uma história de vida tão enriquecedora e inspiradora para
novos docentes que atuam e irão atuar em classes multisseriadas apresenta-se como
uma trajetória de vida resiliente no exercício de sua profissão.
Collections
The following license files are associated with this item: