A contribuição do movimento no desenvolvimento e aprendizado da criança na educação infantil e anos iniciais
Resumo
Este estudo objetiva conhecer a produção científica a cerca da contribuição do movimento para o desenvolvimento e aprendizado de crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão de literatura, com análise descritiva e quantitativa, a pesquisa ocorreu nas bases de dados LILACS e Google Acadêmico e na biblioteca online Scielo, foram selecionados os 10 estudos cronologicamente mais novos, para avaliação dos estudos selecionados foi utilizada a escala PEDro. Foi realizada uma análise temática e emergiram as seguintes categorias: a concepção do movimento humano e a cultura corporal na Educação Infantil; abordagens pedagógicas do professor de Educação física na Educação Infantil; desenvolvimento motor dos escolares. Diante da pesquisa foi observado que a produção é muito reduzida, os autores estão produzindo de maneira tímida a cerca do tema, ao finalizar esta etapa da pesquisa foi possível confirmar que de fato o movimento auxilia a criança a crescer, a se desenvolver, e não apenas no fator motor, mas cognitivo, social, intelectual, cultural e físico.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: