Estratégias de visibilidade para o ambiente digital: análise dos conteúdos audiovisuais da empresa Rafael Ferreira
Resumo
As relações públicas digitais, costumam apropriar-se das características dos meios, buscando promover, através das suas narrativas, visibilidade. O uso intenso e estratégico de propagação de conteúdos tem por objetivo transformar usuários em consumidores de seus produtos. Partindo desta afirmação, a análise tem como problemática a pergunta: como se dá, na prática, a estratégia de visibilidade através de conteúdos audiovisuais? A justificativa do trabalho se da através da importância e carência de pesquisas que demonstrem, de forma mais real, como as mídias e suas práticas interferem na manutenção de uma visibilidade da marca. Assim escolhemos os vídeos da empresa Rafael Ferreira Fotografia, pois acreditamos que a empresa possui características que denotam uma qualidade no que se refere a produção de conteúdo digital além de articular cotidianamente todas as abordagens teóricas apresentadas aqui. Para compor o objeto da análise escolhemos quatro nuggets e quatro vídeos estratégicos, publicados, respectivamente ente as semanas do dia 28/10 a 01/11 e 04/11 a 10/11, e ambos possuem o apelo da venda através da criação simbólica de sentidos atribuída a sua marca. Nosso objetivo geral consiste em analisar as estratégias de visibilidade digital, através da ótica do audiovisual. Como específicos buscamos apresentar as relações públicas digitais como um importante articulador das trocas simbólicas entre marca e consumidor, identificar as possibilidades e os modos de se fazer comunicação e sugestionar para futuros profissionais da área das relações públicas novos modos de se pensar sobre a atuação nas mídias digitais. E nossa metodologia consiste nas etapas de descrição de um quadro composto por quatro tópicos e análise de categorias aplicadas aos audiovisuais. O trabalho está desenvolvido em quatro capítulos, sendo os dois primeiro capaz de apresentar o referencial teórico, o terceiro apresenta nosso objeto de pesquisa e o quarto se encarrega se apresentar a análise dos vídeos da empresa.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: