dc.creator | Antunes, Fabiana Ritter | |
dc.date.accessioned | 2021-02-01T20:16:08Z | |
dc.date.available | 2021-02-01T20:16:08Z | |
dc.date.issued | 2014-03-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20282 | |
dc.description.abstract | Abstract protegido pelo autor. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Saberes docentes | por |
dc.title | A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. Justificamos a investigação pela importância da formação continuada no processo de desenvolvimento profissional docente, juntamente com a (re)construção de saberes docentes, mobilizados e/ou produzidos na prática cotidiana da escola. Os objetivos específicos foram: a) Compreender a percepção de formação continuada dos professores de Educação Física; b) Identificar os saberes docentes e as ações que os professores de Educação Física mobilizam em sua prática pedagógica; e, c) Compreender as ações que os professores de Educação Física utilizam na (re)construção de seus saberes docentes. A metodologia foi caracterizada como qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física. As informações foram obtidas através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações obtidas deu-se por meio da análise de conteúdo. O estudo se apoiou nas teorias de Tardif (2002), Nóvoa (1999), Pimenta (2006) e outros. Como considerações, foi possível constatar que os professores desta escola possuem o amálgama de saberes que são necessários à profissão docente e ainda (re)constroem os mesmos a partir de ações individuais e coletivas dentro ou fora das reuniões pedagógicas da escola. Contudo, ainda podemos destacar que os professores desta escola sentem a necessidade de utilizar a reflexão como instrumento ativo em suas ações diárias. | por |
dc.contributor.advisor1 | Krug, Hugo Norberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5710464649581736 | por |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7102436522771207 | por |
dc.contributor.referee2 | Garces, Solange Beatriz Billig | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9299928216605398 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2809049505870050 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |