Mostrar registro simples

dc.creatorAntunes, Fabiana Ritter
dc.date.accessioned2021-02-01T20:16:08Z
dc.date.available2021-02-01T20:16:08Z
dc.date.issued2014-03-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20282
dc.description.abstractAbstract protegido pelo autor.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.titleA (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. Justificamos a investigação pela importância da formação continuada no processo de desenvolvimento profissional docente, juntamente com a (re)construção de saberes docentes, mobilizados e/ou produzidos na prática cotidiana da escola. Os objetivos específicos foram: a) Compreender a percepção de formação continuada dos professores de Educação Física; b) Identificar os saberes docentes e as ações que os professores de Educação Física mobilizam em sua prática pedagógica; e, c) Compreender as ações que os professores de Educação Física utilizam na (re)construção de seus saberes docentes. A metodologia foi caracterizada como qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física. As informações foram obtidas através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações obtidas deu-se por meio da análise de conteúdo. O estudo se apoiou nas teorias de Tardif (2002), Nóvoa (1999), Pimenta (2006) e outros. Como considerações, foi possível constatar que os professores desta escola possuem o amálgama de saberes que são necessários à profissão docente e ainda (re)constroem os mesmos a partir de ações individuais e coletivas dentro ou fora das reuniões pedagógicas da escola. Contudo, ainda podemos destacar que os professores desta escola sentem a necessidade de utilizar a reflexão como instrumento ativo em suas ações diárias.por
dc.contributor.advisor1Krug, Hugo Norberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710464649581736por
dc.contributor.referee1Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102436522771207por
dc.contributor.referee2Garces, Solange Beatriz Billig
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9299928216605398por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809049505870050por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International