Entre as rotas da formação: o professor de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
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Data
2019-08-19Primeiro membro da banca
Brancher, Vantoir Roberto
Segundo membro da banca
Bridi, Fabiane Romano de Souza
Metadata
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Esta dissertação apresenta uma investigação desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de
Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial, da Universidade Federal de
Santa Maria. Esta pesquisa também tem articulação com os estudos desenvolvidos no Grupo de
Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (GEPE). Neste estudo, buscou-se
problematizar, a partir de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) de acadêmicos/as do Curso de
Licenciatura em Educação Especial, os modos em que aparece ou é sistematizada a atuação do/a
professor/a de Educação Especial para atuar na Educação Básica na perspectiva da Educação
Inclusiva. Metodologicamente, a pesquisa foi produzida a partir da analogia da “trilha”, considerando-
se as escolhas de um roteiro para a caminhada, a qual começou a se constituir na leitura e no
trabalho de sistematização daquilo que está escrito nos TCCs, entendendo que é dos materiais da
pesquisa que se pode vislumbrar os passos de uma pesquisa. A leitura dos TCCs foi problematizada
pela busca de enunciados que possibilitasse responder à pergunta da pesquisa: Como a formação
inicial de Professores de/em Educação Especial vem produzindo um/a professor/a para atuar na
Educação Básica na perspectiva da Educação Inclusiva? Tal empreendimento teve como objetivo
geral problematizar os modos de atuação sistematizados na formação inicial do/a professor/a de
Educação Especial para operar na Educação Básica na perspectiva da Educação Inclusiva. Para
atingir esse objetivo, estabeleceu-se as seguintes metas: identificar a diversidade de discursos que
produzem a inclusão como adjetivo para a Educação Básica; rastrear, na produção dos
acadêmicos/as dos últimos 6 anos (2012-2017), os discursos sobre os modos de se constituir
professores de Educação Especial na Educação Básica de perspectiva inclusiva; reconhecer as
diferentes formas de proliferação dos modos de conceituar e dizer a atuação de professores de
Educação Especial na Educação Básica de perspectiva inclusiva que transitam pela formação inicial
no Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSM. Essas metas ajudaram a pensar os
movimentos formativos, rastrear e reconhecer os discursos dos formados no Curso de Licenciatura
em Educação Especial da UFSM sobre inclusão. Esses/as alunos/as egressos/as dizem e produzem
algumas práticas que constituem a produção do campo, dando sustentação à formação do professor
inclusivo, o/a professor/a da Educação Especial.
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