Fricções em educação das artes visuais: uma experiência de escrita autobiográfica e construção docente
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2016-12-12Metadatos
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A escrita desta dissertação se materializou enquanto me construía em busca da
experiência (LARROSA, 1994, 2003, 2014) com a docência em artes visuais.
Imaginei-me casa, utilizando-me da metáfora trazida por Bachelard (1998) e
discutida no âmbito educacional por Veiga-Neto (2012). A docência em artes
visuais tornou-se território principal onde a pesquisa se desenvolveu. Docência
que foi pensada em palavras pela prática da escrita (BARTHES, 2004, 2007,
2013), e pela busca constante de viver a experiência (VAN MANEN, 2003).
Movida pela própria sensibilidade da ação e da relação estabelecida com o(s)
outro(s), enquanto força coletiva, operei com o conceito de fricção (CASA NOVA
2008), no sentido de troca, de marcas, daquilo que nos toca. A metodologia foi a
própria prática de pesquisa, a construção de uma escrita autobiográfica, em busca
de refletir sobre as condições e do modo como me construo professora de artes
visuais. Amparada por Souza (2007, 2014), desempenho uma análise buscando
ser simultaneamente personagem e autora de minha própria experiência docente.
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