Mostrar registro simples

dc.creatorMinato, Lauren Hundertmarck
dc.date.accessioned2021-04-07T17:59:01Z
dc.date.available2021-04-07T17:59:01Z
dc.date.issued2013-04-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20494
dc.description.abstractThis research was carried out at Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The study is inserted into the Research Line “Formação docente, saberes e desenvolvimento profissional” (LP1), and sought to investigate the relations of tutor teachers with their own and their student teacher’s education through the Supervised Student Teaching (SST). The SST is one of the spaces of teacher practice in education teacher program and it offers pluralities in the relations established wherever it occurs – the school and the university – not only for the future teacher, but also, for the ones who are engaged in it. The research proposed studying the narratives by the investigated subjects: teachers of basic education schools of Santa Maria/RS, which receive students from teacher education programs, enrolled in SST courses, from UFSM, with the purpose to investigate how they characterize the orientation work inside SCT, space/time education in which they take part. Thus, tutor, in the text, presents the character of a teacher that works together with the future teacher. The research adopted a qualitative approach, characterized as a case study, with non-structured interviews, audio recorded, and carried out with each tutor individually, six in total, from the disciplines of Science, Biology, Portuguese Language and English Language. In this way, it was possible to identify different types of supervising and conceptions upon SST for each tutor teacher, as a help to the student teacher just when required, or seen as doubts and knowledge exchanges between both or, yet, as an interaction and collective construction among everybody who takes part into the SST, including also the orientating teacher, being possible, to identify in some tutors the responsibility for the student teacher education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessor tutorpor
dc.subjectEstágios nas licenciaturaspor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectTutor teachereng
dc.subjectStudent Teachereng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectTeaching at teachereng
dc.subjectEducation programeng
dc.titleAusências, brechas e encontros: o professor tutor no estágio curricular supervisionadopor
dc.title.alternativeAbsences, gaps and meetings: the tutor teacher at supervised student teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo está inserido na Linha de Pesquisa “Formação docente, saberes e desenvolvimento profissional” (LP1), e procurou investigar as relações de professoras e professores tutores com a formação de si e do estagiário no contexto do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O ECS é um dos cenários da prática docente do professor em formação e propicia pluralidade nas relações estabelecidas entre os espaços em que se desenvolve - a escola e a universidade -, não só para o futuro professor, mas também, para os que o acompanham. A pesquisa propôs-se ao estudo das narrativas derivadas dos sujeitos foco: professores das escolas de educação básica da cidade de Santa Maria/RS, que recebem os acadêmicos dos cursos de licenciatura, da disciplina de ECS da UFSM, denominados aqui tutor, com o objetivo de investigar a forma que esses caracterizam a orientação dentro do ECS, espaço/tempo formador do qual fazem parte. Assim, tutor, no texto, apresenta o caráter do professor que realiza um trabalho com o estagiário. A pesquisa se deu pela abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com entrevistas não estruturadas, gravadas em áudio, realizadas individualmente com cada tutor, seis ao total, oriundos das disciplinas de ciências, biologia, língua portuguesa e língua inglesa. Nesse sentido, foi possível identificar diferentes modos de orientação e concepções sobre o estágio para cada professor tutor, como de auxílio ao estagiário apenas quando requisitado, ou visto como uma troca de dúvidas e saberes entre ambos ou ainda como uma interlocução e construção coletiva entre todos os atores do estágio, incluindo também o professor orientador, sendo possível, em alguns tutores visualizar encontros desses com o papel formador.por
dc.contributor.advisor1Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1136434717168776por
dc.contributor.referee1Wielewicki, Hamilton de Godoy
dc.contributor.referee2Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4060483963739321por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International