dc.creator | Costa, Joacir Marques da | |
dc.date.accessioned | 2021-04-07T18:57:38Z | |
dc.date.available | 2021-04-07T18:57:38Z | |
dc.date.issued | 2013-04-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20497 | |
dc.description.abstract | Essa pesquisa dissertativa configura-se como um processo de investigação- formação, tendo como objetivo: investigar como que, no decorrer de suas trajetórias formativas, professores de matemática foram significando a avaliação da aprendizagem e como suas práticas avaliativas são influenciadas por estas significações. Considera-se, teórico-metodologicamente, o cenário da Pesquisa- formação em uma abordagem (auto)biográfica, de tal modo que as narrativas, ao mobilizarem a subjetividade dos docentes, demarcam as experiências de um vivido atravessado de si-outro, apontando para um movimento de conscientização e formação permanente na perspectiva freireana. Estas narrativas, sublinhando a temática avaliação da aprendizagem e os lugares de formação, realizaram-se com três professoras de matemática de educação básica mediante temas geradores e um grupo dialógico, considerando marcas e problematizações acerca de práticas educativas. Têm-se, assim, significações acerca da avaliação da aprendizagem de modo particular para cada uma das professoras, representando medos, pressões, angústias, sucessos etc., mas, que no processo de narração reelaboram-se e produzem perspectivas reflexivas e possibilidades de mudanças. Com isso a pesquisa adquiriu um desenho que (entre)laça os tempos passado-presente-futuro e que interpreta, hermeneuticamente, com os sujeitos o trabalho (teórico e empírico), demarcando a pesquisa como prática de (auto)formação em uma perspectiva reflexivo-crítica da/na práxis. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autobiografia | por |
dc.subject | Narrativas de formação | por |
dc.subject | Professores de matemática | por |
dc.subject | Formação permanente | por |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | por |
dc.subject | Autobiography | eng |
dc.subject | Narratives training | eng |
dc.subject | Teachers of mathematics | eng |
dc.subject | Permanent formation | eng |
dc.subject | Learning assessment | eng |
dc.title | A narração de si-outro: avaliação da aprendizagem e formação permanente de professoras(es) de matemática | por |
dc.title.alternative | The story of self-other: evaluation of learning and permanent training of mathematic teachers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa dissertativa configura-se como um processo de investigação- formação, tendo como objetivo: investigar como que, no decorrer de suas trajetórias formativas, professores de matemática foram significando a avaliação da aprendizagem e como suas práticas avaliativas são influenciadas por estas significações. Considera-se, teórico-metodologicamente, o cenário da Pesquisa- formação em uma abordagem (auto)biográfica, de tal modo que as narrativas, ao mobilizarem a subjetividade dos docentes, demarcam as experiências de um vivido atravessado de si-outro, apontando para um movimento de conscientização e formação permanente na perspectiva freireana. Estas narrativas, sublinhando a temática avaliação da aprendizagem e os lugares de formação, realizaram-se com três professoras de matemática de educação básica mediante temas geradores e um grupo dialógico, considerando marcas e problematizações acerca de práticas educativas. Têm-se, assim, significações acerca da avaliação da aprendizagem de modo particular para cada uma das professoras, representando medos, pressões, angústias, sucessos etc., mas, que no processo de narração reelaboram-se e produzem perspectivas reflexivas e possibilidades de mudanças. Com isso a pesquisa adquiriu um desenho que (entre)laça os tempos passado-presente-futuro e que interpreta, hermeneuticamente, com os sujeitos o trabalho (teórico e empírico), demarcando a pesquisa como prática de (auto)formação em uma perspectiva reflexivo-crítica da/na práxis. | por |
dc.contributor.advisor1 | Henz, Celso Ilgo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8841113239645760 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Heloisa da | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.contributor.referee3 | Maciel, Adriana Moreira da Rocha | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4415592608164551 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |