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dc.creatorCosta, Joacir Marques da
dc.date.accessioned2021-04-07T18:57:38Z
dc.date.available2021-04-07T18:57:38Z
dc.date.issued2013-04-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20497
dc.description.abstractEssa pesquisa dissertativa configura-se como um processo de investigação- formação, tendo como objetivo: investigar como que, no decorrer de suas trajetórias formativas, professores de matemática foram significando a avaliação da aprendizagem e como suas práticas avaliativas são influenciadas por estas significações. Considera-se, teórico-metodologicamente, o cenário da Pesquisa- formação em uma abordagem (auto)biográfica, de tal modo que as narrativas, ao mobilizarem a subjetividade dos docentes, demarcam as experiências de um vivido atravessado de si-outro, apontando para um movimento de conscientização e formação permanente na perspectiva freireana. Estas narrativas, sublinhando a temática avaliação da aprendizagem e os lugares de formação, realizaram-se com três professoras de matemática de educação básica mediante temas geradores e um grupo dialógico, considerando marcas e problematizações acerca de práticas educativas. Têm-se, assim, significações acerca da avaliação da aprendizagem de modo particular para cada uma das professoras, representando medos, pressões, angústias, sucessos etc., mas, que no processo de narração reelaboram-se e produzem perspectivas reflexivas e possibilidades de mudanças. Com isso a pesquisa adquiriu um desenho que (entre)laça os tempos passado-presente-futuro e que interpreta, hermeneuticamente, com os sujeitos o trabalho (teórico e empírico), demarcando a pesquisa como prática de (auto)formação em uma perspectiva reflexivo-crítica da/na práxis.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectNarrativas de formaçãopor
dc.subjectProfessores de matemáticapor
dc.subjectFormação permanentepor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectAutobiographyeng
dc.subjectNarratives trainingeng
dc.subjectTeachers of mathematicseng
dc.subjectPermanent formationeng
dc.subjectLearning assessmenteng
dc.titleA narração de si-outro: avaliação da aprendizagem e formação permanente de professoras(es) de matemáticapor
dc.title.alternativeThe story of self-other: evaluation of learning and permanent training of mathematic teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa pesquisa dissertativa configura-se como um processo de investigação- formação, tendo como objetivo: investigar como que, no decorrer de suas trajetórias formativas, professores de matemática foram significando a avaliação da aprendizagem e como suas práticas avaliativas são influenciadas por estas significações. Considera-se, teórico-metodologicamente, o cenário da Pesquisa- formação em uma abordagem (auto)biográfica, de tal modo que as narrativas, ao mobilizarem a subjetividade dos docentes, demarcam as experiências de um vivido atravessado de si-outro, apontando para um movimento de conscientização e formação permanente na perspectiva freireana. Estas narrativas, sublinhando a temática avaliação da aprendizagem e os lugares de formação, realizaram-se com três professoras de matemática de educação básica mediante temas geradores e um grupo dialógico, considerando marcas e problematizações acerca de práticas educativas. Têm-se, assim, significações acerca da avaliação da aprendizagem de modo particular para cada uma das professoras, representando medos, pressões, angústias, sucessos etc., mas, que no processo de narração reelaboram-se e produzem perspectivas reflexivas e possibilidades de mudanças. Com isso a pesquisa adquiriu um desenho que (entre)laça os tempos passado-presente-futuro e que interpreta, hermeneuticamente, com os sujeitos o trabalho (teórico e empírico), demarcando a pesquisa como prática de (auto)formação em uma perspectiva reflexivo-crítica da/na práxis.por
dc.contributor.advisor1Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841113239645760por
dc.contributor.referee1Silva, Heloisa da
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee3Maciel, Adriana Moreira da Rocha
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4415592608164551por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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