TIC como recurso de aprendizagem: limites e possibilidades na utilização de um objeto de aprendizagem
Abstract
Com criatividade, o educador pode ministrar sua aula somente com o quadro negro e o giz. Contudo, utilizando recursos tecnológicos aumenta-se exponencialmente o leque de opções para inserir e disponibilizar objetos de aprendizagem, potencializando a capacidade cognitiva dos alunos em aprender, entender e interpretar o novo. O processo de aprendizagem exige, do educador, uma competência de articulação das diferentes formas contemporâneas de comunicação – computadores, tablets, softwares, Internet, celulares, videoaula, material eletrônico e impresso -, a fim de atingir todas as pessoas inseridas em um ambiente educacional. No presente artigo, procurou-se ilustrar alguns benefícios agregados pelo emprego de Objetos de Aprendizagem (OA), como apoio didático em uma sala de aula de biologia sobre o uso consciente do recurso da água, para alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola de interior do município de Uruguaiana, RS. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é uma oportunidade ímpar de alavancar uma qualidade extra e necessária à educação, constituindo-se em uma
alternativa para facilitar o acesso ao ensino, quer seja na educação tradicional, no processo de educação continuada, na capacitação e/ou no aperfeiçoamento profissional. Dentro do contexto escolar examinado, é possível afirmar que foi altamente benéfico para este grupo de alunos o uso da tecnologia como recurso de aprendizagem, tendo em vista o entusiasmo da turma no desenvolvimento das tarefas e o grau de satisfação demonstrado.