dc.contributor.advisor | Rocha, Karla Marques da | |
dc.creator | Garcia, Ângela Cristina Curcino | |
dc.date.accessioned | 2016-08-19T15:25:23Z | |
dc.date.available | 2016-08-19T15:25:23Z | |
dc.date.issued | 2012-12-07 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2055 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The process of literacy goes beyond the limits only the literacy process, assume an
appropriate the language codes to increase knowledge and world, with the teacher as a
mediator between linguistic expertise and knowledge have brought from home. Using the technological resources available at school it-aimed to work with, the application of ICT as tools to expand the literacy process. As a methodological resource we chose to create a Video Book, using technological resources available at school. Based on the records of the creations and stories created outcome in groups, there was significant growth by students, both in the structuring of short stories as motivation to continue creating small texts or using technological tools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.title | Criação de vídeo book: uma experiência no processo de letramento | por |
dc.title.alternative | Creating Video Book: an experience in process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O processo de letramento ultrapassa os limites apenas do processo de alfabetização,
supõe-se um apropriar-se dos códigos linguísticos para ampliar o conhecimento e mundo, tendo o professor o papel de mediador entre os conhecimentos técnicos linguísticos e os conhecimentos já trazidos de casa. Usando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, objetivou-se com este trabalho, a aplicação das TIC como ferramentas de ampliação do processo de letramento. Como recurso metodológico optou-se pela criação de um Vídeo Book, usando recursos tecnológicos disponíveis na escola. Com base nos registros das criações e resultado final das histórias criadas em grupos, observou-se um crescimento significativo por parte dos alunos, tanto na estruturação de pequenas histórias como a motivação para continuação do desenvolvimento de pequenos textos e o uso das ferramentas tecnológicas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |