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dc.contributor.advisorMortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.creatorCarlos, Anelise Gazzaneo
dc.date.accessioned2016-08-22T13:08:17Z
dc.date.available2016-08-22T13:08:17Z
dc.date.issued2014-12-09
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2057
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis monograph has as research theme the legitimacy of RBS Group from the speeches of the institutional campaign, launched in 2013, “O Amor é a Melhor Herança. Educação para as Crianças” (Love is the best Heritage, Education for Children), and from the stories in Jornal do Almoço regarding the same theme. The study aims to understand how one of the greatest media organizations of the south of the country activates media devices that bring about a convergence of the campaign discourse in such a way as to achieve its three platforms: advertising, institutional and editorial, causing a process of legitimacy. Therefore, we performed a bibliographical resumption about the concepts that influence this research, as well as a semiological analysis of the journalistic speeches that refer to the guidelines proposed by the campaign. We also performed an in-depth interview with important figures of the organization. In this sense, we conclude that the organization legitimates itself by bringing about effects of recognition in the journalistic discourse that denote the relevance of the guidelines raised in the campaign, when it shows reports that were experienced about the problems faced by the current public education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLegitimaçãopor
dc.subjectConvergênciapor
dc.subjectDispositivos midiáticospor
dc.subjectCampanhapor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectLegitimacyeng
dc.subjectConvergenceeng
dc.subjectMedia deviceseng
dc.subjectCampaigneng
dc.subjectDiscourseeng
dc.titleConvergência midiática e efeitos de sentido em campanhas institucionais: o caso RBSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoA presente monografia tem como tema de pesquisa a legitimação do Grupo RBS, enquanto orgnaização midiática, a partir dos discursos da campanha institucional, lançada em 2013, “O Amor é a Melhor Herança. Educação para as Crianças”, e das matérias do Jornal do Almoço referentes ao mesmo tema. O estudo tem como finalidade entender como uma das maiores organizações midiáticas do sul do país aciona dispositivos midiáticos que provocam uma convergência do discurso da campanha de modo a atingir suas três plataformas: publicitária, institucional e editorial, provocando um processo de legitimação. Para tanto, realizou-se uma retomada bibliográfica acerca dos conceitos que norteiam essa pesquisa, bem como uma análise semiológica dos discursos jornalísticos que fazem referência às pautas propostas pela campanha. Foi realizada, ainda, uma entrevista em profundidade com um representante da organização. Nesse sentido, conclui-se que a organização se legitima ao provocar efeitos de reconhecimento no discurso jornalístico que denotam a relevância das pautas levantadas na campanha, quando mostra relatos vividos sobre os problemas enfrentados pelo ensino público atual.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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