A constituição do professor/pesquisador em contextos emergentes na educação superior
Visualizar/ Abrir
Data
2018-07-20Primeiro membro da banca
Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Segundo membro da banca
Scremin, Greice
Terceiro membro da banca
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Quarto membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese está vinculada à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Os aportes teóricos de Vygotski (1991, 2003, 2010), Bolzan (2002, 2005, 2006, 2009, 2010, 2014, 2016), Bolzan e Isaia (2006, 2009), Isaia e Bolzan (2007, 2009), Isaia (2002, 2006a, 2006b, 2009), Bolzan, Isaia e Maciel (2010), García (1998, 1999, 2009), Cunha (2004, 2005, 2012), Vaillant e Marcelo (2012), Freire (1996), Morosini (2001, 2006, 2009, 2013, 2014),Tardif (2002, 2011), Tardif e Gauthier (1996), Demo (2000, 2002, 2004), Pimenta e Anastasiou (2005) auxiliaram na compreensão teórica sobre a aprendizagem de ser professor/pesquisador em contextos emergentes. Apresenta-se, como problemática orientadora do estudo, a seguinte questão: como o professor universitário torna-se um pesquisador em contextos emergentes? Com base nessa inquietação, definiu-se como objetivo geral da pesquisa: compreender como o professor/pesquisador se constitui, a partir dos contextos emergentes. Como objetivos específicos: identificar os saberes que o professor/pesquisador mobiliza para desenvolver suas atividades de pesquisa; reconhecer os contextos emergentes nos quais os professores/pesquisadores estão imersos; e identificar as demandas inerentes à pesquisa que o professor/pesquisador assume. Nessa perspectiva, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa de cunho sociocultural, fundamentada nos estudos de Vygotski (1991, 2003, 2010), Bakhtin (2011), Connely e Clandinin (1995), Jovchelovitch e Bauer (2002), Bauer e Gaskell (2002), Freitas (2002), Freire (1987, 1996), Bolzan (2002, 2006), Bolzan e Isaia (2006), cujos pressupostos teórico-metodológicos contribuíram para a análise das narrativas de 09 professores/pesquisadores, que atuam nos seguintes Programas de Pós-Graduação da UFSM: Medicina Veterinária; Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica; Distúrbios da Comunicação Humana; Química; Comunicação; Educação; Administração; Engenharia Elétrica; e Letras. Na interpretação das narrativas, explicita-se a existência de uma categoria central: aprendizagem de ser professor/pesquisador, a qual é constituída por 03 dimensões: formação na e para pesquisa; experiências profissionais que implicam a pesquisa; e desafios e sentidos da pesquisa. Essas dimensões identificaram o eixo transversal, contextos emergentes, que perpassa pelas ações e atividades da formação de um professor/pesquisador. O estudo desses aspectos permite defender que a aprendizagem de ser professor/pesquisador é uma atividade implicada por desafios, tensões e exigências que permeiam a constituição da docência, na medida em que os saberes plurais vão sendo mobilizados e produzem sentidos e significados ao campo de atuação docente e à pesquisa. Identifica-se que a aprendizagem de ser professor/pesquisador é um processo complexo, articulado e compartilhado em todas as dimensões que desenvolvem a docência e as atividades de pesquisa, a partir dos contextos emergentes que estão imersos na universidade. A relevância deste estudo implica na possibilidade de gerar reflexões acerca de se produzir professor/pesquisador em contextos emergentes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: