dc.creator | Antunes, Cristiane de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-04-30T09:59:27Z | |
dc.date.available | 2021-04-30T09:59:27Z | |
dc.date.issued | 2019-02-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20736 | |
dc.description.abstract | This research has the aim to investigate in what ways the representation of historically
marginalized subjects happens in literary works Ciranda de pedra (1954), by Lygia Fagundes
Telles, and Todos nós adorávamos caubóis (2013), by Carol Bensimon. It is a thematic-formal
content work since the aim is to analyze the hypothesis of a movement of female homosexual
characters, from the margins to the center of the contemporary Brazilian novel structure.
Considering it, first a discussion of structural issues of the romance narrative was carried out;
Then, several theoretical and critical issues were discussed, regarding the concepts of identity,
sexuality, gender identities (in the light of queer theory) and referring to the presence of female
homosexuality in Brazilian literature and to a possible gay literature. We analyzed the
discursive and formal strategies used in the construction of the identity images of the lesbian
characters of the literary researches; who speaks (for them), what and from what place is
spoken. The margin-center relation in the field of symbolic domination in the literary
representation was problematized and its implications for the construction of the literary works
meanings and world images and the subjects which they are constructing. They were pointed
out, evidenced and analyzed, from the literary works of Telles and Bensimon, mechanisms
which confront or perpetuate exclusion systems of social subjects in the symbolic universe of
the literature. The investigation, concerning this topic, also deals with questions such as: What
temporal differences in the conceptions of subject, identity and sexuality are evident in the two
representations? What changes happen in the characters places of speech, in the work of
1954 and 2013, from their narratological categories, and what historical, social, cultural and
literary implications do they result in? Finally, what it means, aesthetically and socially, the
supposed marginal character movement to the romance narrative center and what conceptions
and empirical changes this displacement may represent? It ends with the comparative analysis
of the two literary works, evidencing the differences (and implications) between a literature of
representation and another of subjectivation of the homosexual subject. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Literatura e representação | por |
dc.subject | Romance brasileiro contemporâneo | por |
dc.subject | Lygia Fagundes Telles | por |
dc.subject | Carol Bensimon | por |
dc.subject | Identidades marginais | por |
dc.subject | Personagens queer | por |
dc.subject | Literature and representation | eng |
dc.subject | Contemporary brazilian novel | eng |
dc.subject | Marginal identities | eng |
dc.subject | Queer characters | eng |
dc.title | Movimentos de identidades marginais em Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles, e Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon | por |
dc.title.alternative | The marginal identities movements in Ciranda de pedra, by Lygia Fagundes Telles, and Todos nós adorávamos caubóis, by Carol Bensimon | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como proposta central investigar de que modos acontece a
representação de sujeitos historicamente marginalizados nas obras Ciranda de pedra (1954),
de Lygia Fagundes Telles, e Todos nós adorávamos caubóis (2013), de Carol Bensimon.
Trata-se de um trabalho de teor temático-formal, uma vez que o objetivo é analisar a hipótese
de um movimento de personagens mulheres homossexuais, das margens ao centro da
estrutura do romance brasileiro contemporâneo. Para isso, primeiramente foi realizada uma
discussão de questões estruturais da narrativa romanesca; em um segundo momento, foram
discutidas questões diversas, de cunho teórico e crítico, referentes aos conceitos de
identidade, sexualidade, identidades de gênero (à luz da teoria queer) e referentes à presença
da homossexualidade feminina na literatura brasileira e a uma possível literatura gay. Foram
analisadas as estratégias discursivas e formais utilizadas na construção das imagens
identitárias das personagens lésbicas das obras; quem fala (por elas), o que e de que lugar
se fala. Problematizou-se a relação margem-centro no campo da dominação simbólica na
representação literária e suas implicações na construção dos sentidos das obras e das
imagens de mundo e de sujeitos que estão construindo. Foram apontados, evidenciados e
analisados, a partir das obras de Telles e Bensimon, mecanismos que confrontam ou
perpetuam sistemas de exclusão de sujeitos sociais no universo simbólico da literatura. A
investigação, nesta parte, também se ocupa de questionamentos como: Que diferenças
temporais das concepções de sujeito, identidade e sexualidade estão evidenciadas nas duas
representações? Que modificações acontecem nos lugares de fala das personagens, na obra
de 1954 e de 2013, a partir de suas categorias narratológicas, e que implicações históricas,
sociais, culturais e literárias acarretam? Por fim, o que significa, estética e socialmente, esse
suposto movimento da personagem marginal ao centro da narrativa romanesca e que
concepções e mudanças empíricas esse deslocamento pode estar representando? Finalizase
com a análise comparatista das duas obras, evidenciando as diferenças (e implicações)
entre uma literatura de representação e outra de subjetivação do sujeito homossexual. | por |
dc.contributor.advisor1 | Umbach, Rosani Úrsula Ketzer | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5773862679226891 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Andre Luis Mitidieri | |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Rosane Maria | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Vera Lucia Lenz Vianna da | |
dc.contributor.referee4 | Calegari, Lizandro Carlos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0937109345015283 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |