Mostrar registro simples

dc.creatorAntunes, Cristiane de Oliveira
dc.date.accessioned2021-04-30T09:59:27Z
dc.date.available2021-04-30T09:59:27Z
dc.date.issued2019-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20736
dc.description.abstractThis research has the aim to investigate in what ways the representation of historically marginalized subjects happens in literary works Ciranda de pedra (1954), by Lygia Fagundes Telles, and Todos nós adorávamos caubóis (2013), by Carol Bensimon. It is a thematic-formal content work since the aim is to analyze the hypothesis of a movement of female homosexual characters, from the margins to the center of the contemporary Brazilian novel structure. Considering it, first a discussion of structural issues of the romance narrative was carried out; Then, several theoretical and critical issues were discussed, regarding the concepts of identity, sexuality, gender identities (in the light of queer theory) and referring to the presence of female homosexuality in Brazilian literature and to a possible gay literature. We analyzed the discursive and formal strategies used in the construction of the identity images of the lesbian characters of the literary researches; who speaks (for them), what and from what place is spoken. The margin-center relation in the field of symbolic domination in the literary representation was problematized and its implications for the construction of the literary works meanings and world images and the subjects which they are constructing. They were pointed out, evidenced and analyzed, from the literary works of Telles and Bensimon, mechanisms which confront or perpetuate exclusion systems of social subjects in the symbolic universe of the literature. The investigation, concerning this topic, also deals with questions such as: What temporal differences in the conceptions of subject, identity and sexuality are evident in the two representations? What changes happen in the characters places of speech, in the work of 1954 and 2013, from their narratological categories, and what historical, social, cultural and literary implications do they result in? Finally, what it means, aesthetically and socially, the supposed marginal character movement to the romance narrative center and what conceptions and empirical changes this displacement may represent? It ends with the comparative analysis of the two literary works, evidencing the differences (and implications) between a literature of representation and another of subjectivation of the homosexual subject.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiteratura e representaçãopor
dc.subjectRomance brasileiro contemporâneopor
dc.subjectLygia Fagundes Tellespor
dc.subjectCarol Bensimonpor
dc.subjectIdentidades marginaispor
dc.subjectPersonagens queerpor
dc.subjectLiterature and representationeng
dc.subjectContemporary brazilian noveleng
dc.subjectMarginal identitieseng
dc.subjectQueer characterseng
dc.titleMovimentos de identidades marginais em Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles, e Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimonpor
dc.title.alternativeThe marginal identities movements in Ciranda de pedra, by Lygia Fagundes Telles, and Todos nós adorávamos caubóis, by Carol Bensimoneng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como proposta central investigar de que modos acontece a representação de sujeitos historicamente marginalizados nas obras Ciranda de pedra (1954), de Lygia Fagundes Telles, e Todos nós adorávamos caubóis (2013), de Carol Bensimon. Trata-se de um trabalho de teor temático-formal, uma vez que o objetivo é analisar a hipótese de um movimento de personagens mulheres homossexuais, das margens ao centro da estrutura do romance brasileiro contemporâneo. Para isso, primeiramente foi realizada uma discussão de questões estruturais da narrativa romanesca; em um segundo momento, foram discutidas questões diversas, de cunho teórico e crítico, referentes aos conceitos de identidade, sexualidade, identidades de gênero (à luz da teoria queer) e referentes à presença da homossexualidade feminina na literatura brasileira e a uma possível literatura gay. Foram analisadas as estratégias discursivas e formais utilizadas na construção das imagens identitárias das personagens lésbicas das obras; quem fala (por elas), o que e de que lugar se fala. Problematizou-se a relação margem-centro no campo da dominação simbólica na representação literária e suas implicações na construção dos sentidos das obras e das imagens de mundo e de sujeitos que estão construindo. Foram apontados, evidenciados e analisados, a partir das obras de Telles e Bensimon, mecanismos que confrontam ou perpetuam sistemas de exclusão de sujeitos sociais no universo simbólico da literatura. A investigação, nesta parte, também se ocupa de questionamentos como: Que diferenças temporais das concepções de sujeito, identidade e sexualidade estão evidenciadas nas duas representações? Que modificações acontecem nos lugares de fala das personagens, na obra de 1954 e de 2013, a partir de suas categorias narratológicas, e que implicações históricas, sociais, culturais e literárias acarretam? Por fim, o que significa, estética e socialmente, esse suposto movimento da personagem marginal ao centro da narrativa romanesca e que concepções e mudanças empíricas esse deslocamento pode estar representando? Finalizase com a análise comparatista das duas obras, evidenciando as diferenças (e implicações) entre uma literatura de representação e outra de subjetivação do sujeito homossexual.por
dc.contributor.advisor1Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773862679226891por
dc.contributor.referee1Pereira, Andre Luis Mitidieri
dc.contributor.referee2Cardoso, Rosane Maria
dc.contributor.referee3Silva, Vera Lucia Lenz Vianna da
dc.contributor.referee4Calegari, Lizandro Carlos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0937109345015283por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International