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dc.contributor.advisorFossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisorValle, Taísa Dalla
dc.creatorOliveira, Eduarda Palma de Freitas Antunes de
dc.date.accessioned2016-08-24T13:52:50Z
dc.date.available2016-08-24T13:52:50Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2082
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2015.por
dc.description.abstractInternal communication is no longer a secondary activity and became a powerful strategic tool in the communication process. The efficiency of an internal communication causes employees to commit to the objectives and goals of the organization, as well as integrate them and keep them informed of everything that happens in your workplace. Internal communication is of great importance in preventing crises and / or the management thereof. It is very important that the organization is prepared strategically at a time when the crisis occurs, so as to be able to solve it quickly. In view of this, this paper studied how Petrobras' internal communication operates in crisis situations. The literature review and interview with an official from the Internal Communication Sector and Petrobras relationship, as well as non-participant observation allowed to infer that the company has some flaws in internal communication. External communication to be prioritized during the crisis causes a shift of information that should be of managers to employees, to focus on the media. Thus, employees are informed of media events by getting the media interest to show and hide what they should.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectGerenciamento de crisepor
dc.subjectOperação lava-jatopor
dc.subjectPetrobraspor
dc.subjectOrganizational communicationeng
dc.subjectInternal communicationeng
dc.subjectCrisiseng
dc.titleA comunicação interna no gerenciamento de crise da Petrobraspor
dc.title.alternativeInternal communication in crisis management Petrobraseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoA comunicação interna deixou de ser uma atividade secundária e se tornou uma poderosa ferramenta estratégica no processo de comunicação. A eficiência de uma comunicação interna faz com que os colaboradores se comprometam com os objetivos e as metas da organização, além de integrá-los e mantê-los informados sobre tudo que ocorre em seu local de trabalho. A comunicação interna assume grande relevância na prevenção de crises e/ou no gerenciamento das mesmas. É muito importante que a organização esteja preparada estrategicamente no momento em que ocorre a crise, para assim conseguir resolvê-la de maneira rápida. Diante disto, o presente trabalho estudou de que maneira a comunicação interna da Petrobras atua em situações de crise. A pesquisa bibliográfica e a entrevista realizada com um funcionário do Setor de Comunicação Interna e Relacionamento da Petrobras, assim como a observação não participante permitiu inferir que a empresa apresenta algumas falhas na comunicação interna. A comunicação externa ao ser priorizada durante a crise provoca um deslocamento da informação que deveria ser dos gestores para com os funcionários, para se concentrar na mídia. Desse modo, os funcionários são informados dos acontecimentos pela mídia ficando ao interesse midiático de mostrar e esconder o que convém.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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