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dc.creatorNogueira, Carolina de Mattos
dc.date.accessioned2021-05-13T17:53:34Z
dc.date.available2021-05-13T17:53:34Z
dc.date.issued2019-08-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20891
dc.description.abstractDemand for products from short agri-food chains, specifically free markets, is related to increased consumer demand for food quality and the impact of agriculture on the environment. This study assumes that the consumer is the final and most important link in any agri-food chain. Its objective is to analyze consumer purchase intensities in free markets in the COREDE Rio da Várzea / RS region in the light of the Planned Behavior Theory and the influencing factors in the decision making process. TPB has three beliefs - behavioral, normative, and control - and is based on the assumption that individuals make their decisions rationally and systematically use the information that is available, considering the implications of their actions before deciding whether or not to decide. not behave in a certain way. The process of consumer decision making has seven stages, each stage has several factors - cultural, social, personal and psychological - that influence the consumer's attitude, which will be analyzed in this study especially in the buying / behavior stage. The scope of the research requires an analysis involving the interaction of these two theoretical aspects, allowing from the statistical inferences to simultaneously analyze multiple variables through the use of the Structural Equation Modeling technique. The descriptive and inferential study has a quali-quantitative approach. The data collection period was carried out from March 12 to April 27, 2019. The questionnaire was applied to 195 fair market consumers using the non-probabilistic convenience sampling technique. The causal relations model of the three beliefs and the four influencing factors allowed us to test whether the seven constructs correlate. The correlation between all indicators was significant and positive, and the model with the highest significance was the Personal Factors construct model. In this model, the concern with health and quality of life were the most relevant variables, allowing us to conclude that the search for a healthier life makes consumers worry about looking for natural foods, which are found in free markets. The relationship between healthy eating influences changing habits of the population, which increasingly seeks diversified food, increasing the demand for products from family farming.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectCadeias agroalimentares curtaspor
dc.subjectFatores influenciadorespor
dc.subjectTeoria do comportamento planejadopor
dc.subjectConsumer behavioreng
dc.subjectShort agri-food chainseng
dc.subjectInfluencing factorseng
dc.subjectPlanned behavior theoryeng
dc.titleModelagem de equações estruturais na decisão de compra do consumidor em feiras livrespor
dc.title.alternativeModeling structural equations in consumer purchase decisioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA demanda por produtos provenientes das cadeias agroalimentares curtas, especificamente as feiras livres, está relacionada ao aumento da exigência dos consumidores no que tange a preocupação com a qualidade dos alimentos e com os impactos da agricultura sobre o meio ambiente. Esse estudo parte do princípio que o consumidor é o elo final e mais importante de qualquer cadeia agroalimentar. Tem como objetivo analisar as intenções de compra do consumidor em feiras livres na região do COREDE Rio da Várzea/RS a luz da Teoria do Comportamento Planejado e dos fatores influenciadores no processo decisório. A TPB possui três crenças – comportamentais, normativas e de controle – e baseia-se no pressuposto de que os indivíduos tomam suas decisões de forma racional e utilizam sistematicamente as informações que estão disponíveis, considerando as implicações de suas ações antes de decidirem se devem ou não se comportar de determinada forma. O processo da tomada de decisão do consumidor possui sete etapas, cada etapa possui diversos fatores – culturais, sociais, pessoais e psicológicos – que influenciam a atitude do consumidor, os quais serão analisados neste estudo especialmente na etapa da compra/comportamento. O escopo da pesquisa requer uma análise envolvendo a interação desses dois aspectos teóricos, possibilitando a partir das inferências estatísticas analisar simultaneamente múltiplas variáveis através do uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. O estudo descritivo e inferencial possui abordagem quali-quantitativa. O período de coleta dos dados foi realizado de 12 de março a 27 de abril de 2019. O questionário foi aplicado a 195 consumidores das feiras livres utilizando a técnica de amostragem não-probabilistica por conveniência. O modelo das relações causais das três crenças e dos quatro fatores influenciadores permitiu testar se os sete constructos se correlacionam. A correlação entre todos os indicadores foi significativa e positiva e o modelo que obteve maior significância foi o modelo do constructo referente aos Fatores Pessoais. Nesse modelo a preocupação com a saúde e a qualidade de vida foram as variáveis mais relevantes, permitindo concluir que a busca por uma vida mais saudável faz com que os consumidores se preocupem em procurar alimentos naturais, que são encontrados nas feiras livres. A relação entre uma alimentação saudável influi em mudanças de hábitos da população, que cada vez mais busca alimentos diversificados, elevando a procura por produtos de origem da agricultura familiar.por
dc.contributor.advisor1Fagundes, Paloma de Mattos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8764171768559127por
dc.contributor.referee1Viacava, Keitiline Ramos
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Christofari, Luciana Fagundes
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291289066210116por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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