O fórum de discussão do moodle e as qualidades ergonômicas da interface que potencializam a interação
Visualizar/ Abrir
Data
2011-10-08Autor
Guerra, Aline Silva de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa visa fazer um estudo sobre a interação mediada por computador em AVA.
Busca-se compreender se a utilização da atividade fórum pode potencializar o diálogo entre os
alunos e professores/tutores auxiliando na construção do conhecimento. Além disso, apresenta uma
análise dos critérios ergonômicos presentes na interface do fórum que fazem com que a mesma
obtenha sucesso. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Elaboração de Artigo Científico, em
uma turma de 3º semestre do curso de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à
Educação, ou seja, na mesma turma da autora deste artigo. A metodologia utilizada está baseada
em um estudo de caso. Para que fosse possível coletar os dados e fazer sua análise, foi criado um
fórum na disciplina citada anteriormente. Além disso, foram analisados os critérios ergonômicos
presentes na interface do fórum que potencializam a interação. Assim, a partir deste estudo, foi
possível perceber o quanto é importante a interação constante entre os alunos e professores/tutores na realização de atividades à distância, como neste caso o fórum. Percebe-se a partir das contribuições postadas no fórum que muitos citaram a mediação constante do professor/tutor no AVA.