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dc.contributor.advisorDeltrégia, Claudia Fernanda
dc.creatorGoulart, Cheisa Rodrigues
dc.date.accessioned2021-06-25T15:05:38Z
dc.date.available2021-06-25T15:05:38Z
dc.date.issued2020-09-30
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21237
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2020.por
dc.description.abstractThis research study was conducted within a theoretical and practical framework and describes a case study in the context of a music and arts school in the interior of the State of Rio Grande do Sul (Brazil) which also includes an important social project. From an extensive bibliographical study, our aim was to establish broad-based activities focused on developing musical expressiveness in piano beginners. This framework is organized into three main pillars: a) Developing a syllabus and guidelines that support not only teaching organization but the teacher’s autonomy in choosing materials and methodologies from a variety of teaching and learning frameworks with the objective of promoting systematic learning of music fundamentals; b) Encouraging a variety of activities within the broader concept of art and culture in order to expand the student’s tacit knowledge, fundamental for the development of expressiveness; c) Investigating a variety of evaluation approaches with the goal of defining an evaluation system that values musical expressiveness. To build and guide this study, the main theoretical references were Neuhaus (1973), Glaser and Fonterrada (2008), Polanyi (1966), Tourinho (1998,1999, 2000) and França (2000, 2002). The results of this investigation resulted in a course syllabus for the first two years of the piano curriculum, a cross-cultural immersion event, and a broader understanding of musical evaluation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExpressividade musicalpor
dc.subjectIniciação ao pianopor
dc.subjectEscola de músicapor
dc.subjectArtespor
dc.subjectImagem artística na iniciação ao pianopor
dc.subjectMusical expressivenesseng
dc.subjectIntroduction to pianoeng
dc.subjectSchool of music and artseng
dc.subjectArtistic image and piano introductioneng
dc.titleCaminhos para o desenvolvimento da expressividade na iniciação ao piano: processos de ensino-aprendizagem e avaliação da performance no contexto de uma escola de músicapor
dc.title.alternativePaths to the development of expressiveness in the introductionn to piano: teaching-learning processes and evaluation of performance in the context of a school of musiceng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMúsica: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogiapor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida em um contexto teórico-prático, revelando um estudo de caso desenvolvido em uma escola de música e artes que inclui um projeto social no interior do Rio Grande do Sul. A partir de um extensa pesquisa bibliográfica, buscou-se o desenvolvimento de três pilares capazes de nortearem a construção da expressividade musical ao piano, desde a iniciação, no contexto definido acima. Dentre eles: a) Formulação de um roteiro de conteúdos programáticos visando a organização do ensino e, ao mesmo tempo, a autonomia do professor na escolha de materiais pedagógicos e metodologias nos diferentes contextos de ensino-aprendizagem, com o objetivo de promover o aprendizado de fundamentos musicais de maneira sistemática; b) Promoção de ações diversas em um amplo conceito de arte e cultura, com a finalidade de ampliar o conhecimento tácito dos alunos, fundamental para o desenvolvimento da expressividade; c) Investigação de abordagens para definição de um sistema de avaliação que valorizasse a expressividade musical. Autores como Neuhaus (1973), Glaser e Fonterrada (2008), Polanyi (1966), Tourinho (1998,1999, 2000) e França (2000, 2002) serviram como aporte teórico para a construção e condução deste estudo. Como resultados finais e parciais, foram elaborados um conteúdo programático para os primeiros dois anos de estudo, um evento de imersão multicultural e a ampliação da compreensão sobre o conceito de avaliação musical, pelo corpo docente da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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