A produção de material didático digital para o ensino de inglês: o desafio da transposição didática
Fecha
2020-08-27Primeiro membro da banca
Fontana, Marcus Vinícius Liessem
Segundo membro da banca
Ellensohn, Ricardo Machado
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho, desenvolvido na área de concentração Tecnologias Educacionais em Rede: Inovação e
Democratização, dentro da linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em
Rede, do PPGTer/UFSM, visa apresentar uma proposta de produção de Materiais Didáticos Digitais
alinhados aos pressupostos teóricos da Base Nacional Comum Curricular destinados ao ensino e
aprendizagem da disciplina de Língua Inglesa. Apoiado metodologicamente na Design-Based
Research (DBR), foi aplicado um questionário diagnóstico em algumas escolas do município de Santa
Maria, o qual se destinava a mapear informações relacionadas à formação e as práticas pedagógicas
de professores na disciplina de Língua Inglesa. Por meio deste, pode-se verificar a realidade das
escolas, os principais recursos utilizados em sala de aula e o interesse dos professores participantes
da pesquisa em receber materiais didáticos digitais desenvolvidos neste trabalho. Os dados obtidos
foram levados em consideração durante o processo de elaboração de Materiais Didáticos Digitais
destinados a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Após isso, o produto foi disponibilizado em
um site criado no Google Sites, devido à carência de material didático detectada nas escolas públicas
e ao isolamento social em tempo de Pandemia de Covid-19, o que levou a uma nova modalidade de
ensino temporária: o Ensino Remoto Emergencial. O desafio da Transposição Didática
(CHEVALLARD, 1991), bem como o desenvolvimento da fluência tecnológica em algumas
ferramentas de autoria foram os dois maiores obstáculos nessa etapa, pois exigiram de nós muita
reflexão para que nossos conhecimentos fossem adequados ao nível/faixa etária do aluno e
levassem à aprendizagem efetiva de nosso público-alvo. Os resultados obtidos foram muito positivos
e gratificantes, conforme pode-se verificar, por meio das respostas de 23 professores a um
questionário avaliativo disponibilizado no site. Observamos a grande utilização dos Materiais
Didáticos Digitais pelos professores de Língua Inglesa de diversas localidades, a satisfação e a
impressão positiva destes em relação ao material, bem como a grande aceitação entre os alunos de
sexto ano.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: