Mostrar registro simples

dc.creatorZanchettin, Luciana
dc.date.accessioned2021-06-29T17:16:43Z
dc.date.available2021-06-29T17:16:43Z
dc.date.issued2020-09-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21251
dc.description.abstractThe objective of this work is to present a teaching proposal through a didactic sequence on the study of geometric transformations and their representation through matrices. For this, we adopted the active methodology called Inverted Classroom and divided the didactic sequence into individual learning and virtual spaces offered by the Khan Academy platform and the GeoGebra software and in groups in the classroom mode. The study planned to be developed in six meetings includes activities on reflection, translation, rotation and scale transformation and their relations with matrices. The activities of the didactic sequence were elaborated taking into account the three moments of the Inverted Classroom: Pre-class, Class and Post-class and besides the mathematical concepts to be treated, students will be challenged to indicate situations that can be solved with the use of knowledge acquired on the geometry of transformations. The work was carried out through a bibliographic research of the documentary study type based on textbooks of Mathematics of High school and Higher Education, scientific articles and access to the Khan Academy platform and the GeoGebra software. We believe that this proposal can favor the teaching and learning process and contribute to the development of students' autonomy and creativity, contemplating the studied themes and contributing to the solution of some social problem in the community or in the school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTransformações geométricaspor
dc.subjectMatrizespor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectKhan academyeng
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectGeometric transformationseng
dc.subjectMatriceseng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectInverted classroomeng
dc.titleTransformações geométricas e matrizes: uma proposta de ensino com base na sala de aula invertidapor
dc.title.alternativeGeometric transformations and matrices: a teaching proposal based on the inverted classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de ensino por meio de uma sequência didática sobre o estudo das transformações geométricas e sua representação por meio de matrizes. Para isso adotamos a metodologia ativa denominada Sala de Aula Invertida e dividimos a sequência didática em aprendizagens individuais E em espaços virtuais ofertados pela plataforma Khan Academy e o software GeoGebra e em grupos no modo presencial na sala de aula. O estudo previsto para ser desenvolvido em seis encontros contempla atividades sobre reflexão, translação, rotação e transformação escala e suas relações com matrizes. As atividades da sequência didática foram elaboradas levando em conta os três momentos da Sala de Aula Invertida: Pré-aula, Aula e Pós-aula e além dos conceitos matemáticos a serem tratados, os estudantes serão desafiados a indicar situações que podem ser resolvidas com o uso dos conhecimentos adquiridos sobre a geometria das transformações. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estudo documental, com base em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio e Superior, artigos científicos e acesso a plataforma Khan Academy e ao software GeoGebra. Acreditamos que esta proposta possa favorecer o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos alunos, contemplando os temas estudados e contribuindo para solução de algum problema social na comunidade ou no ambiente escolar.por
dc.contributor.advisor1Rachelli, Janice
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5849885985531239por
dc.contributor.referee1Bisognin, Vanilde
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Magnago, Karine Faverzani
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee3Brum, Valéria de Fátima Maciel Cardoso
dc.contributor.referee3LattesXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International