Autofabulação... O sensível e o imaginário social: sentires na formação de professores
View/ Open
Date
2020-02-28Primeiro membro da banca
Zanella, Andrisa Kemel
Segundo membro da banca
Celorio, José Aparecido
Terceiro membro da banca
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Quarto membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Quinto membro da banca
Miorando, Tania Micheline
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua investigação se dá a partir da minha trajetória pessoal e profissional de atriz-professora, pelas inquietações relacionadas à formação de professores e impulsionadas pelas pesquisas desenvolvidas junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social – GEPEIS. As temáticas do Sensível e do Imaginário Social, mais do que estarem ligadas à minha formação e à minha profissão, estão conectadas às coisas que me provocam a pensar a vida. Optei, como recorte deste estudo, trabalhar com os Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Teatro da UFSM, pela aproximação que tenho com estes dois cursos, tanto como aluna quanto como professora, e também pelo afeto. Diante de algumas inquietações, como: de que maneira produzimos conhecimento; de que maneiras são desenvolvidos os processos formativos, o que geram o tema do sensível nesta pesquisa, trago o seguinte problema: como o sensível é mobilizado na formação de professores nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Teatro da UFSM? Apresento como objetivo geral, a vontade de compreender os processos de mobilização do sensível na formação de professores nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Teatro. O aporte teórico é do Imaginário Social, de Cornelius Castoriadis (1982), do Sensível, a partir de Michel Maffesoli (1998), da Experiência Estética, de Nadja Hermann (2005), da Autobiografia, de Marie-Chistine Josso (2010) e da Neurociência, com António Damásio (2017). A metodologia foi criada especialmente para esta investigação, intitulada Autofabulação, definida como: narrativa inventada de si, através da criação imaginária de fatos e ações da sua vida ou da sua formação. Os professores em formação colaboraram no processo metodológico, possibilitando o encontro em três ensaios e viabilizando os relatos autobiográficos, as autofabulações e as rodas de conversa sobre o sensível, para a produção dos dados desta pesquisa. Aponto assim, como tese: o sensível é um saber para a profissão de professor, mobilizado pela experiência estética na formação de professores, pelas práticas docentes nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Teatro. O sensível é um saber primeiro ligado aos sentidos do corpo e da capacidade de sentir o mundo com significação. Esta pesquisa também evidenciou, a partir da produção da escrita criativa e das rodas de conversa, que a experiência é um meio importante, pela qual aprendemos e que o corpo é o partícipe da construção do conhecimento. Podemos assim, voltar a nossa atenção para esta questão na formação de professores, ampliando a compreensão e a prática do sensível nos processos formativos.
Collections
The following license files are associated with this item: