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dc.creatorCastilho, Carla Dalenogare
dc.date.accessioned2021-07-15T11:23:53Z
dc.date.available2021-07-15T11:23:53Z
dc.date.issued2019-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21443
dc.description.abstractThis paper presents a international corruption study in order to connect with Mireille Delmas-Marty's work “Three Challenges for a World Law”, recognizing that social rights are part of human rights (human rights), considering the new powers that rules the world (Transnational X Executive Power). Through the metaphor of Ludwig van Beethoven's Ninth Symphony, it aims to address the human rights concussion that international corruption causes by undermining social rights. In order to reflect about possible obstacle that corruption represents to Global Law, being a relevant factor for disadvantage of social rights and individual liberty that affect the human rights of the network society, the following question is asked: “Which are the risks that corruption poses to Global Law as a civilizational platform? ”. For this, the phenomenological-hermeneutic “method” was used, not here as a method, but as an unveiling of being-in-the-world in its possibilities, opting for the Heideggerian understanding of method, in a way of unveiling in an “eternal”/“continuous” redesign of possibilities of being-in-the-world, which allows a (re) thinking about corruption by the democratic-constitutional and universal order that human rights inhabit.Thus, the first chapter worked with the colonizing philosophy embodied in the history of international law and its social and philosophical implications in defining an idea of global justice. Everything to make it possible to study the concept and challenges of defending the (possible?) construction of a human community of values, being necessary to understand the concept of humanity that implies understanding the human and non-human binomial and common humanity patrimony. Considering that this paper had its formal essence bibliographic, the proceeding used was historical, considering the fact that the history of the theme is sought, situating the subject in space and time. Regarding the research technique, it is used indirect documentation, making use of doctrinal references published in scientific documents, such as doctrinal works, articles, journals and magazines, among others. In the second chapter, it’s intended a reflection about the role, the place and the space that Law occupies in front of the democratic evil of corruption, as well as the need to elaborate new legal categories. Thus, it is necessary to understand the legal category in which society finds itself (as a victim?) in order to (if possible) categorize corruption as a crime against humanity, but, before that, it is intended to contextualize crime against humanity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCorrupção internacionalpor
dc.subjectDireito internacionalpor
dc.subjectComunidade humana de valorpor
dc.subjectInternational corruptioneng
dc.subjectInternational righteng
dc.subjectHuman community of valueeng
dc.titleCorrupção e violação dos direitos humanos: um fenômeno ― “glocal” a partir da Nona Sinfonia de Beethovenpor
dc.title.alternativeCorruption and violation of human rights: a "glocal" phenomenon from the Nine Symphony of Beethoveneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre a corrupção internacional no intuito de conectar-se com a obra “Três Desafios Para Um Direito Mundial” de Mireille Delmas-Marty, reconhecendo que os direitos sociais fazem parte dos direitos do homem (direitos humanos), considerando os novos poderes que dominam o mundo (Transnacionais X Poder Executivo). Por meio da metáfora da Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven pretende-se abordar o abalo aos Direitos Humanos que a corrupção internacional causa ao vulnerar direitos sociais. Com propósito de refletir sobre o possível óbice que a corrupção representa para o Direito Global, sendo um fator relevante para o desfavorecimento dos direitos sociais e liberdades individuais que atingem os Direitos Humanos da sociedade em rede, faz-se o seguinte questionamento: “Quais os riscos que a corrupção representa para o Direito Global enquanto plataforma civilizacional?”. Utilizou-se para tanto o “método” fenomenológico-hermenêutico, aqui não como método, mas sim como desvelamento de ser-no-mundo em suas possibilidades, optando-se pela compreensão heideggeriana de método, no sentido de desvelamento em um “eterno”/”contínuo” reprojetar das possibilidades de ser-no-mundo, o que permite um (re)pensar da corrupção pela ordem democrático-constitucional e universal que os Direitos Humanos habitam. Dessa forma, no primeiro capítulo trabalhou-se com a filosofia colonizadora incorporada à história do Direito Internacional e suas implicações sociais e filosóficas na definição de uma ideia de justiça global. Tudo para que se faça possível estudar o conceito e os desafios de se defender a construção (possível?) de uma comunidade humana de valores, sendo preciso antes, compreender o conceito de humanidade que implica em entender o binômio humano e não humano e o patrimônio comum da humanidade. Considerando este trabalho teve sua essência formal bibliográfica, o procedimento utilizado foi histórico, tendo em vista o fato de que se busca a histórica do tema, situando o assunto no espaço e no tempo. No que tange a técnica de pesquisa, utilizou-se da documentação indireta, valendo-se de referências doutrinárias publicadas em documentos científicos, como obras doutrinárias, artigos, periódicos e revistas, dentre outras. No segundo capítulo, intentou-se uma reflexão acerca do papel, do lugar e do espaço que o Direito ocupa frente ao mal democrático da corrupção, como também a necessidade de elaborarem-se novas categorias jurídicas. Assim, é necessário compreender a categoria jurídica em que a sociedade se encontra (como vítima?) para almejar (se possível) categorizar a corrupção como crime contra a humanidade, antes, porém, intenta-se contextualizar o crime contra a humanidade.por
dc.contributor.advisor1Espindola, Angela Araujo da Silveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8242346710380248por
dc.contributor.referee1Nascimento, Valéria Ribas do
dc.contributor.referee2Trindade, André Karam
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3378746723234306por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentDireitopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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