Estatística: uma abordagem diferenciada no ensino médio
Fecha
2019-03-25Primeiro membro da banca
Bittencourt, Fidelis
Segundo membro da banca
Rachelli, Janice
Terceiro membro da banca
Giuliani, Osmar Francisco
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho tem como objetivo a elaboração, a aplicação e a validação de uma sequência didática que contribua para o ensino e aprendizagem do conteúdo de Estatística no Ensino Médio, recorrendo à Engenharia Didática como metodologia. Inicialmente foi realizada uma pesquisa sobre a normatização e as orientações curriculares para o ensino da Estatística na Educação Básica. Na sequência, foram apresentadas as principais definições para o estudo de Estatística no Ensino Médio, bem como alguns exemplos para ilustrar tais definições. Em seguida, discorre-se sobre a Engenharia Didática como metodologia norteadora da sequência didática, cujo objetivo foi que os estudantes realizassem pesquisas dentro e fora da escola, aplicando o conhecimento adquirido sobre Estatística para simplificar e analisar os dados coletados nas pesquisas. Por fim, é apresentada uma avaliação, observando-se os objetivos que foram atingidos e os aspectos que precisam ser melhorados na proposta.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: