A internet na contramão da educação: um desafio para refletir e agir
Resumen
O presente artigo visa constituir uma análise qualitativa, demonstrando a relevância de aprofundar estudos e proposições que facilitem a problematização da construção de novos conhecimentos com auxílio da informática no campo da educação, articulando a construção da cidadania, reconhecendo os cidadãos como sujeitos protagonistas de sua história. Para a realização deste projeto procurou-se confrontar a bagagem de conhecimento dos professores da Escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem, de Venâncio Aires – Rio Grande do Sul, por meio de um questionário, análise das falas e ampliá-la com vários caminhos teóricos, dos quais se destacam os seguintes autores: Michel de Certeau; 1994, Paulo Freire; 1996, José Manuel Moran; 2000, entre outros. As pesquisas e os debates desenvolvidos desafiam às novas perspectivas epistemológicas que combatem as práticas discriminatórias, excludentes, de submissão e dominação, utilizando a informática como ferramenta para uma educação emancipatória.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]