Perspectiva educativa da produção de curtas-metragem em aulas de Literatura
Resumen
O presente artigo apresenta uma compreensão da dimensão educativa da produção de curtas-metragem em aulas de Literatura, suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem, possibilidades e limitações. Para realizar esse estudo, primeiramente foi implementada uma atividade durante o 2º semestre de 2009, envolvendo alunos de três turmas de 2ª série de Ensino Médio na E. E. E. B. Profa. Margarida Lopes (Santa Maria – RS). Tal atividade, constituída a partir da inserção de mídias na prática de aprendizagem, começou com a leitura e discussão de obras literárias: A Moreninha, O Guarani, Memórias de um sargento de milícias, Dom Casmurro, Luzia Homem e O cortiço, pertencentes à bibliografia obrigatória do Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES/UFSM), culminando na produção de dez curtas-metragem. Para realizar a pesquisa, foram coletados relatórios e questionários respondidos pelos sujeitos a respeito de sua experiência de aprendizagem, utilizando-se procedimentos da pesquisa documental e análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos, foi constatado que os sujeitos apontam a validade de utilização dessa metodologia, pois mencionam a possibilidade de construção tanto de conhecimentos literários quanto o desenvolvimento de habilidades e competências mais amplas, necessárias às pessoas para viver em sociedade de maneira justa, produtiva e autônoma. Logo, a metodologia apresentada pode ser utilizada por professores de qualquer área. Portanto, o trabalho espera trazer contribuições para professores de Literatura e demais disciplinas quanto à utilização de recursos da mídia (vídeo, no caso) com fins pedagógicos.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]