dc.contributor.advisor | Schaf, Frederico Menine | |
dc.creator | Hunhoff, Fabiane | |
dc.date.accessioned | 2016-09-14T14:19:01Z | |
dc.date.available | 2016-09-14T14:19:01Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2166 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | In mathematics teaching, the use of educational media can overcome some
difficulties presented by students of Elementary School, since it is a way of making
the science part of their daily lives. In this respect, the computer is placed as an tool
that promotes interaction between the student and the world around him. This
article presents results of an analysis performed with some mathematical software
and, also, the applicability of the selected software in the teaching and learning of
mathematics. The objective is to use the selected mathematical software, Mathsys,
to practice mathematics teaching in the 6th grade of Elementary School Padre
Antonio Michels, in order to analyze it as a alternative to high quality mathematics
education. The methodology involves a literature review and a practical analysis of
the use of software by students. From this study is concluded that with the use of
the software it is possible to make the student an active agent of his knowledge
construction, since a greater interest in performing the tasks were shown and also a
better understanding of mathematics. This evaluation is based on empirical studies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Aprendizagem com mídias | por |
dc.subject | Software educacion | por |
dc.title | O uso de softwares no processo de ensino e aprendizagem da Matemática no 6º ano do ensino fundamental da E. M. E. F. Padre Antonio Michels | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | No ensino da matemática, o uso das mídias pode vir a suprir algumas dificuldades
apresentadas pelos educandos do Ensino Fundamental, pois é uma forma de tornar
essa ciência parte de seu cotidiano. Nesse aspecto o computador se coloca como
uma ferramenta que promove a interatividade do educando com o mundo que o
cerca. Este artigo apresenta os resultados de uma analise realizada com alguns
softwares matemáticos e a aplicabilidade do software selecionado no processo de
ensino e aprendizagem da matemática. O objetivo é utilizar o software matemático
selecionado, ou seja, o Mathsys nas práticas pedagógicas da matemática no 6º ano
do Ensino Fundamental da Escola Padre Antonio Michels, a fim de analisá-lo como
uma alternativa para uma educação matemática com qualidade. A metodologia
utilizada envolve uma revisão bibliográfica e uma análise prática do uso do
software pelos alunos. A partir desse estudo pode-se concluir que através do uso
dos softwares, é possível tornar o aluno agente ativo da construção de seu
conhecimento, pois um maior interesse em realizar as atividades é demonstrado
assim como uma melhor compreensão da matemática. Estas avaliações foram
obtidas a partir de estudos práticos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |