Mostrar registro simples

dc.creatorFagundes, Suzana Margarete Kurzmann
dc.date.accessioned2021-08-02T12:08:34Z
dc.date.available2021-08-02T12:08:34Z
dc.date.issued2015-05-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21678
dc.description.abstractGiven the contemporary challenges related to aspects on science and technology, the teachers and future teachers face the need to build and/or develop knowledge about their profession, adapting their practice and constructing a vision in which its compromise as a teacher to be focused to the social dimension of those issues. Thus, was developed, implemented and evaluated an educational proposal along with the discipline of Biological Science Teaching I, in the first half of 2013, in the Federal University of Santa Maria/RS. In this proposal we introduced, initially, through diversified strategies/activities, issues that arise as a trend in the process of teaching practice, such as: Content Type, the Three Pedagogical Moments (3MP), the Thematic Approach and the CTS approach. Then, we presented the basic elements of an educational planning and as a teaching resource, a matrix, which is characterized to organize and systematize the scientific, technological and social contents about the topic/subject that someone want to work. This matrix allows, through many paths, the balanced choice of different aspects such as political, environmental and ethical, and not only the use of conceptual contents in didactic planning. was investigated thus a possible evolution on the part of future biology teachers, trying to identify them according to the level of ownership of didactic knowledge built during the semester and determined through analysis and checked a posteriori. Were identified, then three levels of ownership: Thematic Approach Traditionally, Thematic Approach Dialogic and Thematic Approach Critical.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectPlanejamento didáticopor
dc.subjectAbordagem temáticapor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectInitial teachers trainingeng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.subjectDidactic planningeng
dc.subjectThematic approacheng
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.titleAspectos científicos, tecnológicos e sociais na construção profissional docentepor
dc.title.alternativeThe scientific, technological and social aspects in construction of professional teachingeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoDiante dos desafios contemporâneos, relacionados às questões sobre Ciência e Tecnologia, o professor e o futuro professor se vêem frente à necessidade de construir e/ou desenvolver saberes de sua profissão, adequando sua prática e construindo uma visão em que seu compromisso, como docente, esteja também voltado à dimensão social dessas questões. Assim, foi desenvolvida, implementada e avaliada uma proposta de ensino junto à disciplina de Didática das Ciências Biológicas I, no primeiro semestre de 2013, na Universidade Federal de Santa Maria/RS, em que foram colocados em pauta, inicialmente, por meio de estratégias/atividades diversificadas, assuntos que surgem como uma tendência no processo da prática pedagógica, quais sejam: a Tipologia de Conteúdos, os Três Momentos Pedagógicos (3MP), a Abordagem Temática e a Abordagem CTS. Em seguida, apresentou-se os elementos básicos de um planejamento de ensino e, como recurso didático, uma matriz, que tem como característica organizar e sistematizar os conteúdos Científicos, Tecnológicos e Sociais sobre o tema/assunto que se deseja trabalhar. Ao construir um planejamento didático, essa matriz possibilita, por meio de diversos caminhos, a escolha equilibrada de diferentes aspectos como, por exemplo, políticos, ambientais e éticos, e não apenas os conteúdos conceituais. Investigouse, assim, uma possível evolução por parte dos futuros professores de Biologia, procurando identificá-los segundo o nível de apropriação de conhecimentos didáticos construídos durante o semestre e, definidos por meio de elementos de análise verificados à posteriori. Foram identificados, então, três níveis de apropriação: Abordagem Temática Tradicional, Abordagem Temática Dialógica e Abordagem Temática Crítica.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7906512702835414por
dc.contributor.referee1Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.contributor.referee2Kawamura, Maria Regina Dubeux
dc.contributor.referee3Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.referee4Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586050914757832por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International