dc.creator | Fagundes, Suzana Margarete Kurzmann | |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T12:08:34Z | |
dc.date.available | 2021-08-02T12:08:34Z | |
dc.date.issued | 2015-05-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21678 | |
dc.description.abstract | Given the contemporary challenges related to aspects on science and technology, the
teachers and future teachers face the need to build and/or develop knowledge about
their profession, adapting their practice and constructing a vision in which its
compromise as a teacher to be focused to the social dimension of those issues. Thus,
was developed, implemented and evaluated an educational proposal along with the
discipline of Biological Science Teaching I, in the first half of 2013, in the Federal
University of Santa Maria/RS. In this proposal we introduced, initially, through diversified
strategies/activities, issues that arise as a trend in the process of teaching practice, such
as: Content Type, the Three Pedagogical Moments (3MP), the Thematic Approach and
the CTS approach. Then, we presented the basic elements of an educational planning
and as a teaching resource, a matrix, which is characterized to organize and
systematize the scientific, technological and social contents about the topic/subject that
someone want to work. This matrix allows, through many paths, the balanced choice of
different aspects such as political, environmental and ethical, and not only the use of
conceptual contents in didactic planning. was investigated thus a possible evolution on
the part of future biology teachers, trying to identify them according to the level of
ownership of didactic knowledge built during the semester and determined through
analysis and checked a posteriori. Were identified, then three levels of ownership:
Thematic Approach Traditionally, Thematic Approach Dialogic and Thematic Approach Critical. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Planejamento didático | por |
dc.subject | Abordagem temática | por |
dc.subject | Saberes docentes | por |
dc.subject | Initial teachers training | eng |
dc.subject | Biology teaching | eng |
dc.subject | Didactic planning | eng |
dc.subject | Thematic approach | eng |
dc.subject | Teaching knowledge | eng |
dc.title | Aspectos científicos, tecnológicos e sociais na construção profissional docente | por |
dc.title.alternative | The scientific, technological and social aspects in construction of professional teaching | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Diante dos desafios contemporâneos, relacionados às questões sobre Ciência e Tecnologia, o
professor e o futuro professor se vêem frente à necessidade de construir e/ou desenvolver
saberes de sua profissão, adequando sua prática e construindo uma visão em que seu
compromisso, como docente, esteja também voltado à dimensão social dessas questões.
Assim, foi desenvolvida, implementada e avaliada uma proposta de ensino junto à disciplina de
Didática das Ciências Biológicas I, no primeiro semestre de 2013, na Universidade Federal de
Santa Maria/RS, em que foram colocados em pauta, inicialmente, por meio de
estratégias/atividades diversificadas, assuntos que surgem como uma tendência no processo
da prática pedagógica, quais sejam: a Tipologia de Conteúdos, os Três Momentos Pedagógicos
(3MP), a Abordagem Temática e a Abordagem CTS. Em seguida, apresentou-se os elementos
básicos de um planejamento de ensino e, como recurso didático, uma matriz, que tem como
característica organizar e sistematizar os conteúdos Científicos, Tecnológicos e Sociais sobre o
tema/assunto que se deseja trabalhar. Ao construir um planejamento didático, essa matriz
possibilita, por meio de diversos caminhos, a escolha equilibrada de diferentes aspectos como,
por exemplo, políticos, ambientais e éticos, e não apenas os conteúdos conceituais. Investigouse, assim, uma possível evolução por parte dos futuros professores de Biologia, procurando
identificá-los segundo o nível de apropriação de conhecimentos didáticos construídos durante o
semestre e, definidos por meio de elementos de análise verificados à posteriori. Foram
identificados, então, três níveis de apropriação: Abordagem Temática Tradicional, Abordagem
Temática Dialógica e Abordagem Temática Crítica. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sauerwein, Inés Prieto Schmidt | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7906512702835414 | por |
dc.contributor.referee1 | Lima, Valderez Marina do Rosário | |
dc.contributor.referee2 | Kawamura, Maria Regina Dubeux | |
dc.contributor.referee3 | Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de | |
dc.contributor.referee4 | Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6586050914757832 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |