Percepções na docência em Educação Física: a formação do ser professor a partir de Merlau-Ponty
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Data
2019-08-26Primeiro membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Segundo membro da banca
Krug, Hugo Norberto
Terceiro membro da banca
Barcelos, Valdo Hermes de Lima
Quarto membro da banca
Conceição, Victor Julierme Santos da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa se direciona em compreender a percepção que os professores possuem de sua formação em Educação Física acerca do exercício da docência. Para tanto, utilizaremos como base de sustentação teórica os fundamentos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, onde o autor propõe como meta discutir a possibilidade criadora de sentidos para a existência no mundo. O filósofo apresenta o campo percebido como um conjunto de fenômenos organizados, os quais, por decorrerem de capacidades naturais, produzem entendimentos compreendidos por todos os sujeitos, independentemente de sua língua ou cultura. O caminho de pesquisa se deu a partir de um estudo de caráter qualitativo, com enfoque fenomenológico, sendo que consistiu da fala dos sujeitos como sua opção metodológica. Está pautada na pesquisa de campo na modalidade exploratória-descritiva, que tem o sentido de investigar a relação existente entre a metodologia, teoria e prática, gerando o fenômeno educativo. Esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, pois nosso foco é no os professores de Educação Física de uma determinada cidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, mais especificamente oito (8) professores. Para este estudo, foi utilizada a entrevista semiestruturada e a observação de campo, pois acreditamos que esta é a melhor maneira de adquirirmos informações para chegarmos aos objetivos propostos. Entendemos que o ser docente ao exteriorizar sua percepção nos mostra o seu olhar seja: sobre si, sobre seus pares e sobre o mundo acadêmico, assim podemos descrever os diferentes olhares nas diferentes etapas da carreira escolar. A importância dessa temática se faz para valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes através do entendimento no que diz respeito a sua existência, dando-lhes uma noção da realidade de como estão atuando e da própria formação adquirida como sujeito que expressa as necessidades humanas, assim, quando observamos o docente, poderemos perceber que seu meio e suas relações vão além da análise da sua prática e do seu discurso, e assim, poderemos evidencia-lo como um ser encarnado no mundo.
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