Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorHalberstadt, Talita Elisabeth
dc.date.accessioned2016-09-14T15:40:35Z
dc.date.available2016-09-14T15:40:35Z
dc.date.issued2011-10-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2170
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present work is an investigation that, through continued training with teachers of the early years of elementary school, in a public school in Santa Maria - RS, aims to approach which learning can be obtained from theoretical and practical strategies directed to the use of the software HagáQuê in pedagogical practice. It was used for theoretical studies about technology, about educational software, and about using the computer as a cognitive tool. Methodologically, it was chosen a research with a qualitative approach nature, a procedure for participatory action research, techniques to collect and record data through the use and application of a questionnaire, participative observation and form, and for data analysis it was used the method of content analysis. It is concluded with the research that the volunteer teachers were able to build over the meetings theoretical and practical understandings of continuing education, that culminated in the production of stories through the use of the software HagáQuê thus developing the teaching strategies on how to use it in pedagogical practice, as well as instilling the desire to continue the project through activities with the students, seeking to integrate these lessons in the classroom to the conscious use of the computer lab.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleInvestigação - ação participativa: construindo aprendizagens para o uso do software HagáQuê na prática pedagógica de professoras através da formação continuadapor
dc.title.alternativeResearch - participatory action: building learning to use the software HagáQuê the pedagogical practice of teachers through continuous trainingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoResumo: O presente trabalho trata-se de uma investigação, que através de formação continuada com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal, localizada em Santa Maria – RS, objetiva abordar quais as aprendizagens podem ser obtidas a partir de estratégias teórico - práticas direcionadas ao uso do software HagáQuê na prática pedagógica. Utilizou-se para isso estudos teóricos sobre tecnologia, softwares educacionais, e sobre o uso do computador como ferramenta cognitiva. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa com abordagem de cunho qualitativa, procedimento de investigação - ação participativa, técnicas de coleta e registro de dados através do uso e aplicação de questionário, de observação participante e de formulário, e para análise dos dados utilizou-se o método de análise do conteúdo. Conclui-se com a investigação que as professoras voluntárias à pesquisa puderam construir ao longo dos encontros de formação continuada entendimentos teóricos e práticos que culminaram na produção de histórias através do uso do software HagáQuê. Deste modo, elaborando estratégias pedagógicas de como utilizá-lo na prática pedagógica, bem como instigando o desejo em dar continuidade ao projeto através de atividades com os alunos, estas na perspectiva de integrar as aulas em sala de aula ao uso consciente do laboratório de informática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples