Gestão por competências na educação a distância: possibilidades de criação de diferencial formativo para os tutores
Resumo
A educação a distância é, na atualidade, elemento fundamental para acesso de um número cada vez maior de alunos aos diferentes níveis de ensino. As tecnologias proporcionam formas de interação diversas e que, sem dúvida, contribuirão muito para a disseminação do conhecimento e a qualificação de um maior número de pessoas. Nesse novo contexto, um ator tem papel de destaque: o tutor. É ele quem irá mediar o contato entre conteúdos abordados nos cursos, docentes e alunos. Mais que isso, tem atuação marcante nas tarefas administrativas e burocráticas da EAD. Nesse sentido, esse artigo busca discutir como a gestão por competências pode contribuir para a formação dos tutores envolvidos na Universidade Aberta do Brasil, no intuito de melhorar suas práticas junto aos alunos. Para elaboração deste trabalho foi realizado
um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico sobre os temas: gestão por competências nas instituições, tutoria em educação a distância, tutoria na Universidade Aberta do Brasil e as possibilidades de integração entre a gestão por competências e a educação a distância.