Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Leandra Costa da
dc.creatorMilani, Michael Flores
dc.date.accessioned2021-08-10T17:46:22Z
dc.date.available2021-08-10T17:46:22Z
dc.date.issued2020-05-30
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21870
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2020.por
dc.description.abstractThe objective of this work was to verify the production developed by the Brazilian Physical Education field with regard to the teaching objectives and the didactic resources / strategies in School Physical Education. In this way, a bibliographic review was carried out in two best classified journals in the pedagogical area of Physical Education, “Qualis” from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), namely: Revista Motriz and Revista Movimento, in order to analyze the articles from 2007 to 2017 that had as main research interest teaching objectives and teaching resources / strategies. As a result, four studies were found that refer to the present theme. From these, we identified as a didactic resource / strategy: the written text, book, pet bottle caps and buttons; and dealing with the teaching objectives, we realize that both are constituted from the teaching conception that the teachers and researchers of the studies establish in their pedagogical practice and research. Finally, even with a small number of publications, the theme presents itself as necessary for the pedagogical practice of school Physical Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectObjetivos de ensinopor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectEstratégias didáticaspor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectTeaching objectiveseng
dc.subjectDidactic resourceseng
dc.subjectDidactic strategieseng
dc.titleEducação Física e prática pedagógica: objetivos de ensino e recursos/estratégias didáticas a partir de uma revisão bibliográficapor
dc.title.alternativePhysical Education and pedagogical practice: teaching objectives and resources / educational strategies from a bibliographic revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consistiu em verificar a produção desenvolvida pelo campo da Educação Física brasileira no que diz respeito aos objetivos de ensino e os recursos/estratégias didáticas na Educação Física Escolar. Dessa forma, foi realizada uma revisão bibliográfica em dois periódicos brasileiros, online, mais bem classificados na área pedagógica da Educação Física, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PORTAL CAPES) e que constam na relação “Qualis”(classificação de periódicos) área da saúde, subárea Educação Física, sendo elas: Revista Motriz e Revista Movimento, a fim de analisar os artigos de 2007 a 2017 que tinham como interesse principal de pesquisa objetivos de ensino e recursos/estratégias didáticas. Como resultados, foram encontrados quatro estudos que se referenciam a presente temática. A partir destes, identificamos como recurso/estratégia didática: o texto escrito, livro, tampas de garrafas pet e botões; e ao tratarmos sobre os objetivos de ensino, percebemos que ambos são constituídos a partir da concepção de ensino que os professores e pesquisadores dos estudos estabelecem em suas prática pedagógicas e pesquisas. Por fim, mesmo com um número pequeno de publicações, o tema se apresenta como necessária a prática pedagógica da Educação Física escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto