Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorViana, Luciana Erina Palma
dc.creatorMilitz, Tailana Garcia
dc.date.accessioned2021-08-10T17:56:47Z
dc.date.available2021-08-10T17:56:47Z
dc.date.issued2020-05-28
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21872
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2020.por
dc.description.abstractOBJECTIVE: The aim of the study is to list, identify and analyze, through a literature review the publications related to the themes: school physical education, childhood obesity and lifestyle. METHOD: A search was conducted in the Virtual Health Library (VHL - Brazil), MEDLINE, and SciELO, with the descriptors "school physical education", "childhood obesity" and "lifestyle" selecting full articles available in full and online , published from 2009 to 2019 and in the Portuguese language. RESULTS: As a first step articles were selected in MEDLINE (N = 0), LILACS (N= 9) and SciELO (N = 4) databases, totaling 13 articles, soon after using the inclusion criteria of the study were excluded 11 articles, listing two selected articles that contemplated the descriptors of the study. It was possible to identify that one of the articles sought to identify the levels of sedentary lifestyle and hours of rest and practice in children, the other article brings an alternative through an Exergame for changing the attitudes and habits of children with obesity. CONCLUSION: It is concluded that the selected studies bring in their results concerns regarding childhood obesity. It was observed that while one shows the reality of sedentary lifestyle in children and consequently childhood obesity the other shows an alternative, through motivation to practice physical activity through a technological resource. It is considered a positive factor to have found these two studies even though they had no direct link with school physical education, however, showing indirectly the importance and influence of physical education in school, of being practiced by all and of being aggregated for life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectObesidade infantilpor
dc.subjectEstilo de vidapor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.subjectChildhood obesityeng
dc.subjectLifestyleeng
dc.subjectQuality of lifeeng
dc.titleEducação Física Escolar, obesidade infantil e estilo de vida: uma revisão bibliográficapor
dc.title.alternativeSchool Physical Education, childhood obesity and lifestyle: a bibliographic revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoOBJETIVO: O objetivo do estudo consiste em elencar, identificar e analisar, através de uma revisão bibliográfica as publicações referentes às temáticas: educação física escolar, obesidade infantil e estilo de vida. MÉTODO: Realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS - Brasil), a bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, com os descritores “educação física escolar”, “obesidade infantil” e “estilo de vida” selecionando artigos completos disponíveis na íntegra e online, publicados no período de 2009 a 2019 e no idioma português. RESULTADOS: Como primeira etapa foram selecionados os artigos nas bases MEDLINE (N = 0), LILACS (N= 9) e SciELO (N = 4), totalizando 13 artigos, logo após utilizando os critérios de inclusão do estudo foram excluídos 11 artigos, elencando dois artigos selecionados que contemplaram os descritores do estudo. Foi possível identificar que um dos artigos buscou identificar os níveis de sedentarismo e horas de repouso e de prática em crianças, o outro artigo traz uma alternativa através de um Exergame para a mudança das atitudes e hábitos de crianças com obesidade. CONCLUSÃO: Conclui-se que os estudos selecionados trazem em seus resultados preocupações em relação a obesidade infantil. Observou-se que enquanto um mostra a realidade do sedentarismo em crianças e consequentemente a obesidade infantil o outro mostra uma alternativa, através da motivação para a prática de atividade física por meio de um recurso tecnológico. Considera-se um fator positivo ter encontrado esses dois estudos mesmo não tendo vinculação direta com a educação física escolar porém, mostrando de forma indireta a importância e a influência da educação física na escola, de ser praticada por todos e de ser agregada para a vida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto