dc.contributor.advisor | Bernardi, Giliane | |
dc.creator | Ilha, Phillip Vilanova | |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T14:53:10Z | |
dc.date.available | 2016-09-23T14:53:10Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2197 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present study has as objective to verify if the games of rhythmic activities of
the videogame “Play Station 2”, that it uses the control in the carpet style, it motivates the
pupils to the practical one of Physical Education. Verifying itself quantitatively if significant
differences between the levels of intrinsic and extrinsical motivation exist, and qualitatively
analyzing the reasons pointed for the pupils in liking or not them lessons. The results had
shown that, in the extrinsical motivation, 10 of the 16 alternatives of reply statistical
present significant differences between the daily pay and after-test. And in the intrinsic
motivation it has significant difference in 08 of the 16 alternatives of answers. In the qualitative analyzes, one evidenced that the locutions of the after-test are richer in aspects
that allow to greater chances for the maintenance of the motivation, therefore work with
new abilities, challenges and medias. One evidenced that, through the use of rhythmic
activities of the videogame, it had the increase of the positive relations of affection, the
acceptance of the pupil for the group and teacher, the taste to learn new abilities and new challenges. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Mídias na educação | por |
dc.subject | Videogame | por |
dc.title | O videogame como atividade motivadora na aula de Educação Física | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo que buscou verificar
se os jogos de atividades rítmicas do videogame “Play Station 2”, que utiliza o controle no
estilo de tapete, motivam os alunos à prática de Educação Física. O mesmo foi realizado
verificando quantitativamente se existem diferenças significantes entre os níveis de
motivação intrínseca e extrínseca e, qualitativamente, analisando-se as razões apontadas
pelos alunos em gostar ou não das aulas. Os resultados mostraram que, na motivação
extrínseca, 10 das 16 alternativas de resposta apresentam diferenças estatisticamente
significativas entre o pré e pós-teste. E na motivação intrínseca houve diferença
significativa em 08 das 16 alternativas de respostas. Na análise qualitativa, constatou-se
que as locuções do pós-teste são mais ricas em aspectos que permitem maiores
oportunidades para a manutenção da motivação, pois trabalham com novas habilidades,
desafios e mídias. Constatou-se que, através da utilização de atividades rítmicas do
videogame, houve o aumento das relações positivas de afeto, a aceitação do aluno pelo
grupo e professor, o gosto de aprender novas habilidades e novos desafios. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |