Uma proposta de formação continuada de professores com a temática ambiental por meio de oficinas temáticas
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Data
2019-12-17Primeiro membro da banca
Lima, Ana Paula Santos de
Segundo membro da banca
Querol , Marcus Vinicius Morini
Terceiro membro da banca
Ilha, Phillip Vilanova
Quarto membro da banca
Cunha, Álvaro Luís Ávila da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Considerando a relevância da temática relacionada com a Educação Ambiental no
contexto escolar, esse estudo objetiva avaliar a contribuição de oficinas temáticas
enquanto estratégia para a formação continuada de professores. No artigo 1, está
descrito que o público era composto por gestores e professores de sala de aula. Nesse
sentido, esses docentes foram escolhidos a partir de uma investigação prévia com a equipe diretiva
das três instituições escolhidas, em que inicialmente foram identificados os principais
problemas ambientais que as assolam. Assim, foi verificado que o problema maior se
refere ao lixo depositado nos arredores pela comunidade uruguaianense, que escolhem
esses lugares localizados na periferia para despejar dejetos e, consequentemente,
acabam por agredir o meio ambiente. Como uma das escolas pesquisadas localiza-se
próxima ao rio Uruguai, pode-se identificar a enorme falta de conhecimento da
comunidade de Uruguaiana com relação às riquezas naturais e à despreocupação com
as questões ambientais do município, ocasionando a falta de senso critico por parte dos alunos dessas
escolas, pois, já que uma maioria desconhece esses assuntos, os educandos acabam
por mesmo que sem intenção reproduzir essa desinformação. Logo, é papel da escola
mudar essa temática através de uma intervenção pedagógica eficiente e emancipatória
para o desenvolvimento do senso critico dos educandos. No manuscrito 2, participaram
do estudo quarenta professores de três escolas públicas do município de Uruguaiana
/RS. Inicialmente, foi aplicado um questionário a fim de identificar a percepção dos
professores sobre a temática ambiental. Após, foram realizadas as intervenções, por
meio das oficinas temáticas, ferramenta essa escolhida para a abordagem com o tema
educação ambiental. Após as intervenções, o questionário foi novamente aplicado aos
professores, a fim de identificar se houve mudanças nas concepções destes acerca do
tema proposto. Como resultado, o presente estudo encontrou um aumento significativo
do conhecimento dos professores sobre a temática ambiental, especialmente
envolvendo a legislação que trata da Educação Ambiental de forma Transdisciplinar e
Interdisciplinar. Com base nesses achados do artigo e do manuscritos, reiteramos a
importância do uso dessa ferramenta para abordar temas importantes no contexto
escolar. Uma vez que, a partir dos dados coletados com as oficinas temáticas aplicadas
pelos docentes em suas respectivas turmas, percebemos que os professores procuram
passar a mensagem da real importância de se conhecer a Educação Ambiental, pois, é
a partir desse conhecimento os alunos poderão conhecer e consequentemente também
poderão se sensibilizar frente a importância de se conhecer as questões ambientais de
sua comunidade, tornando-se sujeitos críticos e ativos junto a sua comunidade e as
discussões ambientais, politicas e sociais pertinentes ao seu município.
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